Um dos mais importantes estilistas do mundo acabada de ganhar uma homenagem à altura de sua obra. Um museu sobre Yves Saint Laurent abre as portas no dia 19/10, em Marrakech, no Marrocos, num prédio de 4.000 m² na rua Yves Saint Laurent. O local é vizinho do Jardim Majorelle, que hoje em dia é ponto turístico depois de ter sido reformado em 1980 por Yves e seu companheiro, Pierre Bergé.
O estilista visitou pela primeira vez a cidade em 1966, e a partir de então ela se tornou seu destino frequente, assim como inspiração para muitas coleções. Depois de sua morte em 2008, um dos maiores nomes do mundo da moda finalmente ganha um espaço para que turistas e locais possam apreciar seu trabalho de uma maneira singular.
O espaço foi feito para abrigar uma seleção de modelos couture do designer, além de contar com croquis e fotos que explicam para o público a história da grife. O ambiente também acomoda uma biblioteca com mais cinco mil livros sobre moda, um café (com bebidas e comidas típicas marroquinas e francesas), auditório e área para exposições temporárias. A primeira confirmar presença por lá é a The Morocco of Jacques Majorelle, mostra com 30 obras do pintor francês.
“Desenhamos o prédio como se alguém estivesse cortando um tecido para um vestido, com suas curvas e traços”, contam os arquitetos Karl Fournier e Olivier Marty. “Suas fachadas estão sendo envolvidas numa trama de tijolos a exemplo de uma capa, de um véu.” O resultado disso é uma construção com estilo único, num dos pontos mais turísticos da cidade.
Se você ainda não incluiu o Marrocos como destino de viagem, este pode ser o empurrãozinho que precisava! Quem não gostaria de ver as criações de um ícone da moda de perto?