Um sorriso bonito e harmônico não é apenas sinônimo de dentes brancos, as gengivas também cumprem um papel fundamental. Muitas vezes mais exposta do que o normal, acabam gerando o famoso sorriso gengival – presente em homens e mulheres – acaba causando uma desordem estética pela falta de equilíbrio entre os dentes, a gengiva e a boca.
Causas:
Uma das principais causas do sorriso gengival pode ser a genética, no entanto, o problema pode ser gerado por diversos fatores, como:
- Problemas musculares
- Esqueléticos
- Gengivais
- Lábio superior ou coroa dos dentes curtas.
Tratamentos:
Existem diversas formas de tratar o sorriso gengival, podendo ser com procedimentos mais invasivos ou não. Nas opções cirúrgicas, encontramos as periodontais a gengivoplastia e a gengivectomia, as técnicas visam corrigir o tamanho das coroas dos dentes.
Nos casos em que a proporção dos dentes apresentam um bom tamanho, mas o fator de causa se dá pela hiperatividade muscular ou desequilíbrio esquelético, a melhor opção é a toxina botulínica. O método simples, rápido e eficaz, diminui a atividade do músculo reposicionando o lábio. O tratamento com a toxina não é definitivo, e deve ser reaplicado periodicamente com um dentista especializado.
Dra. Renata Córdova Petersen CRORS 19598 – Especialista e mestre em Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares.
Instagram @pluri_odontologia
Contato: (51) 99369 – 9247 | 3372 – 3572
Endereço: Av. lajeado 1212, sala 401, bairro Petrópolis em Porto Alegre.