Beleza Rosto

Odontologia estética: Os procedimentos mais procurados

30/11/2021

Entre as principais áreas da odontologia, a odontologia estética é uma das que mais se destaca atualmente. Cada vez mais cresce a procura da população por procedimentos odontológicos estéticos para qualificarem seus sorrisos. 

 

Entretanto, o que você conhece sobre essa área que segue crescendo? Conhece os procedimentos que os dentistas mais recomendam? Sabe os cuidados mais importantes para fazer com que eles sejam efetivos? Bom, é isso que veremos no artigo a seguir.

Importância dos cuidados com a saúde bucal

Primeiramente, é fundamental destacar e ressaltar que as pessoas devem sempre manter a qualidade da higienização bucal, durante toda a sua vida. 

 

Essa é uma das principais recomendações dos dentistas para os pais quando seus filhos nascem e começam a desenvolver suas arcadas dentárias. 

 

Essa formação pode ocorrer de maneira problemática, e muitas pessoas podem necessitar de, por exemplo, o uso de aparelho transparente para resolver este problema em algum momento da vida. 

 

Entretanto, os cuidados essenciais com a higienização, que envolvem principalmente a escovação e uso de fio dental durante todos os dias e diversas vezes ao dia, são fundamentais para evitar outros problemas que podem surgir, tais como:

 

  • Formação da placa bacteriana;
  • Tártaro;
  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Câncer bucal.

O que é odontologia estética?

Na sequência, é fundamental entender o que é odontologia estética e por que ela está neste momento de grande crescimento.

 

Bom, os dentes são estruturas fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. São eles os principais responsáveis pela mastigação, facilitando o processo de digestão. 

 

Além disso, o alinhamento e a força dos dentes permite uma maior facilidade e qualidade na respiração e na fala.

 

Entretanto, os dentes não servem apenas para isso. Além de sua importância para a qualidade de vida, eles possuem um papel determinante para a aparência e, consequentemente, para a autoestima. 

 

O uso de faceta dentária, por exemplo, pode reforçar ainda mais a aparência dos dentes, oferecendo um sorriso bonito e saudável.  

 

Nesse sentido, a odontologia estética pode ser considerada a área da odontologia responsável pela realização de tratamentos que interferem diretamente na aparência do sorriso das pessoas.

 

Procedimentos estéticos para os dentes

Nesse campo, existem uma série de procedimentos que podem ser trabalhados pelos profissionais dessa área. Na sequência, você verá alguns desses procedimentos que estão cada vez mais sendo executados pelos profissionais.

  • Clareamento dental

Para começar, temos o clareamento dental, que é um procedimento simples mas que pode ser bastante eficaz para quem está desejando mudar a aparência do sorriso, principalmente em relação a coloração da arcada dentária.


Existem várias maneiras do clareamento dental ser executado, como com o clareamento a laser valor, uso de gel clareador, clareamento caseiro, entre outros. 

 

Cada um desses tipos requer certos cuidados para serem eficientes, principalmente quando não for executado por profissionais que saibam exatamente como manusear as ferramentas necessárias.

  • Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos dentais são instrumentos bastante conhecidos e antigos, mas que estão em constante mudança. O mais conhecido é o aparelho fixo, visto que, costuma ser o primeiro modelo de aparelho utilizado durante os tratamentos. 

 

Entretanto, a área da odontologia estética vem providenciando novos modelos que trazem mais segurança e tranquilidade durante o tratamento, como o aparelho de porcelana preço.

  • Lente de contato dental

Para finalizar, temos também as lentes de contato, que são instrumentos semelhantes às facetas dentárias, mas um pouco mais finas. 

 

Esse instrumento, repleto de tecnologia, foi desenvolvido para uma série de complicações dentais, como dentes separados ou tortos, manchas nos dentes, entre outros.

 

Por proporcionar mudanças relevantes na aparência do sorriso dos pacientes, muitas pessoas acabam buscando lente de contato dental quanto custa, tentando entender mais sobre como funciona o tratamento e quais são seus benefícios. 

Cuidados importantes com procedimentos estéticos dentais

Naturalmente, assim como qualquer tratamento, seja ele odontológico ou não, é necessário que exista certas preocupações por parte dos pacientes. 

 

Esses cuidados devem ser reforçados antes da busca pelo tratamento e, essencialmente, enquanto o procedimento estiver ativo.

 

Os aparelhos, por exemplo, são instrumentos interessantes, que costumam trazer resultados bastante importantes para as pessoas que os procuram ou que necessitam disso. 

 

Entretanto, se o paciente não tiver os cuidados necessários, como limpar o aparelho e manter a higienização bucal durante o período do tratamento, ele pode não ser tão eficaz.

 

Dessa maneira, é fundamental que as pessoas consultem seus dentistas para entender as necessidades mais importantes para que os tratamentos sejam os mais eficazes possíveis, garantindo um sorriso cada vez mais qualificado e bonito. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

 

No Comments

    Leave a Reply