As caixinhas de assinatura andam cada vez mais populares, e o que não falta no mercado é variedade. No Brasil, ainda que grande parte da população tenha pele negra, ainda é difícil encontrar por aí produtos específicos para este público. Pensando em facilitar a vida dessas mulheres, as empreendedoras Élida Aquino, Bárbara Vieira e Graucianna Santos criaram a AfrôBox, caixinha que contém cosméticos especiais voltados para mulheres negras.
E o mais legal é que o negócio surgiu também do amor das pessoas pela ideia. As meninas participaram por um mês de um crowdfunding (financiamento coletivo), do canal Mulheres de Impacto, da Benfeitoria, que tem apoio da ONG Think Olga e da ONU Mulheres. Foi então que conseguiram a doação espontânea de mais de R$ 6 mil. “Somos um dos 11 negócios que foram selecionados para participar”, contou Élida em entrevista à Marie Claire.
O sistema da AfrôBox é o mesmo de outras assinaturas. É preciso fazer um cadastro no site e responder perguntas que vão identificar o seu “perfil de beleza”. Assim, a assinante recebe produtos mais específicos para o seu tipo de cabelo e pele. Todas as caixas vêm com a mesma quantidade de produtos, que são de marcas grandes, como Dove, Garnier Fructis, O Boticário e Quem Disse, Berenice?, mas também de pequenas, entre elas Makeda e Bio Vegan. “Nosso objetivo sempre foi trazer marcas grandes e pequenas, porque queremos que as assinantes tenham acesso a tudo e possam escolher com autonomia o que querem comprar.” A assinatura anual tem o valor de R$ 52,90; a semestral de R$ 60,90; e a mensal de R$ 64,90.
Depois de quatro meses, já é possível dizer que a AfrôBox é um sucesso. Mais de 100 caixas já foram entregues, e o próximo plano das empresárias é lançar um app de beleza especializado no assunto. Mais alguém ficou curiosa para acompanhar a história dessa meninas? É muita felicidade ver a beleza de todas as mulheres sendo valorizadas!