Mais recentes Moda

Apaixone-se pelo conceito e roupas da Ada – marca super engajada em questões sociais e ambinetais

18/08/2016

Marcas eco friendly e preocupadas com o bem estar social tem um espacinho especial nos nossos corações! E é isso que faz a Ada, com seus vestidos minimalistas que pretendem trazer conforto e versatilidade para a mulher de hoje. Veganismo, sustentabilidade e feminismo são algumas das bandeiras levantadas pela label que conquista fãs a cada dia.

Fundada pelas gaúchas Camila Puccini e Melina Knolow em março desse ano, as peças possuem o diferencial de serem produzidas artesanalmente pela própria Camila. “Faço todo o processo, como modelagem e costura, e tenho todo o maquinário. Essa é uma forma de controlar a qualidade dos produtos que estamos oferecendo para nossos clientes”, conta.

agência epohke, ada, moda sustentável, eco friendly

Foto: Morgana Mazzon

Cada um dos modelos tem nome inspirado por uma personagem feminista importante da história. A própria marca ganhou o nome Ada por causa de Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.

As fundadoras se baseiam no slow fashion. O site da marca diz: “Acreditamos que menos é mais, acreditamos na liberdade de reinventar-se sem agredir o planeta, talvez você não precise de mais peças de roupas e sim da roupa certa”. Por esse motivo as peças são super versáteis e atemporais, podendo ser usadas de diferentes formas, tanto para o dia quando para a noite.

agência epohke, ada, moda sustentável, eco friendly

Fotos: Morgana Mazzon

Camila e Melina não acreditam em coleções, pois produzir dessa forma coloca produtos no mercado que saem logo de moda e são substituídos.  A Ada funciona diferente: existem modelos prontos, com shapes e nomes específicos, que podem ser relançados em várias edições. São fabricadas apenas 50 unidades para cada modelo. Quando os produtos se esgotam, ele pode ou não ser relançado e fabricado a partir de novos materiais.

Os tecidos utilizados são 100% algodão, mas há peças que misturam fibras sintéticas. A matéria-prima é toda produzida no Rio Grande do Sul e, por enquanto, fibras naturais são prioridade. Camila conta que pretendem lançar uma linha de produtos orgânicos em breve. “Estávamos procurando por um indústria que produzisse toda a matéria-prima orgânica no Brasil. Agora, finalmente encontramos a fábrica de fibra ecológica Justa Trama”, explica. E não para por aí: as embalagens também são sustentáveis. Não são sacolas, e sim caixas de papelão kraft que podem ser reutilizadas.

agência epohke, ada, moda sustentável, eco friendly

Fotos: Morgana Mazzon

Para evitar agredir o meio ambiente, a Ada doa todos os seus resíduos para instituições que possam reaproveitá-los. Os restos menores de tecidos vão para a ONG gaúcha Patas Dadas. Eles são usados para fabricar camas para os animais, cobertores e outros objetos necessários. Já os resíduos maiores de tecido vão para a marca gaúcha de acessórios Côté, que os utiliza para fazer suas embalagens

Os tamanhos também são democráticos e não focam só no P, M e G, pois levam em consideração a altura das clientes. Assim, há modelos disponíveis para mulheres que têm altura na casa do 1,60 m e vestem M. Há vestidos para quem mede o mesmo, mas veste P ou G. Mulheres que medem a partir de 1,70 m ou 1,80 m também encontram peças ideais, feitas de acordo com a estatura e tamanho de cada uma.

agência epohke, ada, moda sustentável, eco friendly

Fotos: Reprodução/Ada

Não é incrível como as meninas pensam tudo? Vale investir numa peça de qualidade e apoiar a existência de marcas tão engajadas quando a Ada. Por enquanto, só é possível adquirir as roupas pela loja online, mas no futuro Camila e Melina pretendem inaugurar um ateliê onde clientes poderão conhecer os produtos e o processo de produção das peças. A gente mal pode esperar!

Fonte: Free the essence