Mais recentes

Drenagem linfática: confira 5 mitos e verdades sobre o assunto

30/07/2019

De uns tempos para cá, a tradicional drenagem linfática tem sido muito procurada pelo público feminino. Não é para menos: por meio dessa massagem terapêutica, é possível aproveitar uma série de benefícios. Isso porque tal procedimento estético atua diretamente no sistema linfático, eliminando toxinas presentes no organismo.

A técnica é excelente para filtrar a circulação sanguínea, além de levar os líquidos presentes no corpo para as estruturas responsáveis por coletá-los e absorvê-los. E o melhor? A sessão é 100% indolor, feita a partir de pressões levíssimas na superfície da pele, sendo, inclusive, um momento de relaxamento para as clientes.

Porém, embora a drenagem linfática seja bastante conhecida, ainda há alguns mitos que envolvem o assunto. Pensando nisso, criamos este post especialmente para esclarecer todas essas questões. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

1. Qualquer gestante pode fazer

Mito. Atualmente, muitas gestantes procuram a drenagem linfática para eliminar o inchaço típico do período. No entanto, não são todas as mulheres que podem investir na ideia. Pessoas com hipertensão, trombose venosa, insuficiência renal ou qualquer outra complicação originária do sistema linfático devem evitar a técnica.

Também é preciso ficar atenta ao período recomendado para o procedimento. O ideal é realizar a massagem somente a partir do terceiro mês de gravidez, o que corresponde a 12ª semana.

Mas não se preocupe, viu? Caso não seja possível adotar essa alternativa, existem outras práticas que ajudam a combater o inchaço. É o caso de seguir uma alimentação saudável, ingerir bastante líquido e praticar exercícios físicos de intensidade moderada. Converse com o seu médico!

2. Ajuda a diminuir a celulite

Verdade. Um dos principais objetivos da drenagem linfática é eliminar a linfa — um líquido composto por lipídios e proteínas, localizado entre as células. Ao realizar o procedimento, é possível retardar a produção dessa substância e, consequentemente, diminuir o inchaço do organismo.

Em paralelo, essa prática ainda é capaz de melhorar a circulação, relaxando os vasos e acelerando o metabolismo no local onde a massagem está sendo aplicada. Por conta disso, os tecidos do corpo recebem maior quantidade de oxigênio, o que auxilia a diminuição das temidas celulites. É bem interessante!

3. Drenagem linfática emagrece

Mito. A função da drenagem linfática é auxiliar a eliminação de líquidos acumulados, bem como liberar uma série de toxinas presentes no organismo. Ou seja, tal procedimento não promove a perda de gordura.

Contudo, a técnica pode contribuir para a diminuição do peso, desde que seja combinada com outras práticas. Investir em uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e priorizar boas noites de sono são apenas alguns exemplos que merecem a sua atenção.

4. Beber água antes do procedimento potencializa os efeitos

Verdade. Ao agendar uma sessão de drenagem linfática, não se esqueça de beber bastante água — não somente antes do procedimento, como também após sua finalização.

A razão disso é uma só: ao beber água, promovemos uma melhora na retenção de líquidos e, de quebra, também é possível eliminar mais toxinas presentes no organismo. E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a água não fará com que você fique ainda mais inchada, mas será responsável por combater esse sintoma.

Para alcançar um efeito satisfatório, o ideal é beber, no mínimo, 2 litros de água mineral diariamente — esteja você realizando uma drenagem linfática no momento ou não. A sua saúde agradece!

5. A técnica ajuda a minimizar os sintomas da TPM

Verdade. Como falamos, esse procedimento estético é ideal para diminuir o inchaço — um dos principais sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Além disso, por conta do seu efeito relaxante, o método consegue proporcionar excelentes benefícios para as mulheres que sofrem com aumento da irritação e ansiedade durante essa fase.

Viu só? São inúmeros os benefícios proporcionados pela drenagem linfática. Agora que você já conhece os principais mitos e verdades que envolvem o assunto, não se esqueça de procurar uma clínica estética de sua confiança. Com esse cuidado, você se sentirá mais segura para seguir o tratamento e garantirá resultados cada vez melhores.

Aproveite e confira o nosso outro artigo sobre O Miracle Touch: uma técnica de Renata França, que mistura massagem modeladora com drenagem linfática. Você vai adorar!