Beleza Mais recentes Rosto

Tudo sobre Toxina Botulínica preventiva: Melhor prevenir do que tratar!

21/03/2022

O envelhecimento e o surgimento de rugas e linhas de expressão são processos naturais da pele e, estão diretamente relacionados ao estilo de vida adotado. Fatores como alimentação, exposição ao sol, expressões ao falar – conhecidas como rugas dinâmicas, e até mesmo o stress, colaboram para que a capacidade de renovação celular seja menor, bem como para a diminuição da produção de colágeno e elastina, fazendo com que a pele apresente sinais. Porém, felizmente, existem várias maneiras de adiar e até mesmo atenuar esses sinais 

A presença de linhas de expressão e rugas começaram a te incomodar? Então você precisar começar a pensar no Botox preventivo! Confira o post até o fim para saber tudo e tirar todas suas dúvidas sobre aplicação de toxina botulínica preventiva.  

A toxina botulínica, também conhecida popularmente pela marca comercial Botox®, se tornou ao longo das últimas duas décadas a queridinha de  mulheres e homens que querem tratar as temidas rugas ou linhas de expressão. Segundo o Banco Nacional de Dados Estatísticos em Cirurgia Plástica, um levantamento realizado pela American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS) evidenciou que a aplicação de toxina botulínica tem sido o procedimento estético número 1 realizado pelos cirurgiões plásticos, desde 1999. Isso porque, além de ser um tratamento seguro, os benefícios da toxina botulínica são variados: 

  • Minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto, que é responsável pelo surgimento de rugas dinâmicas; 
  • Suaviza linhas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele; 
  • Melhora a autoestima; 
  • Deixa o rosto com aparência descansada e relaxada; 
  • Pode ser utilizada de maneira preventiva, evitando a formação de marcas de expressão; 
  • É possível suavizar as rugas de diversas áreas de face, como pés de galinha, marcas entre as sobrancelhas e na testa; 
  • É muito usada no tratamento de bruxismo, hiperidrose, enxaqueca, incontinência urinária e diversas outras disfunções, melhorando a qualidade de vida.  

Como funciona a toxina botulínica?  

A toxina botulínica é uma substancia que age como um bloqueador neuromuscular temporário impedindo a contração da musculatura naquela área.

Falando assim chega a dar um medinho, né?  

Mas a aplicação de toxina botulínica é um procedimento muito seguro, pois, a quantidade de substância aplicada é muito pequena, fazendo com que seu efeito seja apenas local e temporário.  

O que ocorrerá é a interrupção de alguns sinais neurais para o músculo que o produto foi aplicado, por exemplo, os pés de galinha, fazendo com que a ruga não se forme. Os efeitos duram entre 2 a 6 meses, de acordo com cada paciente.  

Essa capacidade de bloquear a contração muscular é que proporciona a toxina botulínica o tratamento das rugas. Isso porque uma das principais responsáveis pelo surgimento de linhas na face são as expressões faciais que, repetidamente, forçam o músculo que por sua vez movimentam a pele. São as conhecidas rugas dinâmicas, provenientes deste movimento dos músculos da face.  

Quando associamos essa movimentação repetida a outros fatores, como envelhecimento, redução da produção de colágeno e elastina, exposição solar, tabagismo, má alimentação, etc esses sinais tornam-se mais intensos e permanentes. Conhecidas como rugas estáticas, aquelas que, mesmo sem expressão facial, estão marcadas na pele.  

Pense comigo: quando amassamos uma folha de papel e tentamos desamassar depois as marcas não saem, correto?  

Nossa pele é a mesma coisa!  

Depois de marcada aquela linha de expressão, ou seja, depois que a ruga deixa de ser dinâmica e aparecer somente quando sorrimos, ficamos espantados ou fazemos cara de bravo, estas linhas ficam permanentes em nossa face, estáticas, deixando o rosto mais envelhecido.  

A função da toxina botulínica e de sua aplicação de forma preventiva é justamente minimizar que a repetição de movimentos da face resulte na formação de rugas definitivas.  

Mas como saber quando começar o tratamento preventivo com toxina botulínica?  

Não existe uma idade certa para aplicação de toxina botulínica. Porém, no geral, é indicado a partir dos 25 anos, que é quando a produção de substâncias importantes à saúde e elasticidade da pele começam a diminuir e alguns sinais de envelhecimento começam a aparecer. Se você for uma pessoa muito hipercinética, ou seja, faz muitas expressões faciais e a musculatura da face é “forte” pode ser indicado a aplicação antes dos 25 anos a fim de evitar o aprofundamento destas marcas.  

Como o efeito da toxina botulínica é temporário, o indicado é refazer a aplicação a cada 6 meses para o movimento das rugas dinâmicas não voltarem a marcar a pele.  

E se eu já possuo marcas estáticas na pele estou fadada a carrega-las comigo?

Felizmente a estética não deixa os atrasadinhos na mão!

Porém, somente a toxina botulínica  não é capaz de tratar e amenizar aquelas linhas marcadas na pele. Quando temos casos de rugas estáticas temos que pensar em trabalho em equipe! Ou seja, associar tratamentos para termos um resultado de rejuvenescimento facial.

Afim de amenizar as rugas já presentes a técnica de toxina botulínica pode também ser associada com procedimentos estéticos como preenchimentos com ácido hialurônico, tratamentos de pele como peelings, microagulhamento, skinbooster, fios de PDO, bioestimuladores, entre diversos outros. Confira aqui.  

É importante lembrar que, mesmo que sozinha a toxina botulínica não amenize as rugas estáticas, principalmente aquelas mais profundas, ela é imprescindível no tratamento destas. Você lembra da folha de papel amassada que falamos acima? Nossa pele sem o Botox, por causa dos movimentos, vai continuar a desenvolver linhas e marcas e, como a folha, vai ficando “amassada”. Mesmo com os demais tratamentos para rugas estáticas em dia o músculo movimentando continuará a marcar a pele e deixará aquela ruga mais profunda. 

Portanto, a toxina botulínica é uso obrigatório para aquele pele viçosa, lisinha e sem linhas de expressão. Mas não esqueça de respeitar o tempo mínimo de 4 meses para reaplicar!

Gostou de saber mais sobre o botox? Agora, você está pronta para começar a se aventurar com o uso dessa toxina que, além de segura, é extremamente eficaz e traz ótimos resultados para a autoestima de homens e mulheres ao redor do mundo. Clique aqui para conferir todas nossas promos de Toxina Botulínica. E não esqueça, os valores são exclusivos para compras no site ou app Mais Bonita.  

Para não perder nenhuma novidade, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente em seu e-mail! 

 

No Comments

    Leave a Reply