Beleza Rosto

Você já ouviu falar em Acne Gestacional?

29/04/2022

“Nossa, como você tá linda! Tá com aquele brilho de grávida!”
Toda mulher que já engravidou acabou por ouvir esse comentário carinhoso. Mas não é sempre que a pele reage assim à gravidez. Na verdade, é bastante comum que se desenvolva um quadro de acne na gravidez, a conhecida acne gestacional.

Você também está sofrendo com acne durante a gravidez? Então confere esse post para saber tudo sobre essa disfunção e quais as possibilidades de trata-la!

Que a gravidez é um momento mágico, lindo, onde você está gerando uma nova vida dentro de você e é grata por isso, todo mundo sabe. Contudo, não é por isso que você precisa deixar de lado a sua estética e seu autocuidado.
Nesse período excepcional para o corpo da mulher há inúmeras mudanças físicas, hormonais, emocionais, e tudo isso é refletido de formas diferentes. E o aparecimento de acne pode ser uma dessas consequências – não tão mágicas.

O que causa a acne gestacional?

A acne na gravidez se dá pela alteração hormonal que acontece nas gestantes. Há uma mudança do padrão hormonal que simula um período pré-menstrual que perdura por muitos meses. Para se ter uma noção dessa mudança hormonal, quando uma mulher fica grávida, o nível de estrogênio no seu organismo chega a aumentar até 30 vezes, por exemplo. Mas há outros hormônios que têm suas taxas alteradas no período, como progesterona, prolactina e beta-HCG. Além dessa alteração hormonal, a tendência genética a ter acne também é um forte fator que influi no quadro, mas é importante esclarecer que acne gestacional é imprevisível: você pode nunca ter tido uma espinha e desenvolver acne na gravidez, que pode parecer mais forte no primeiro trimestre, mas em muitos casos se prolonga por todos os nove meses de gestação.

Como tratar a acne gestacional?

Bom, que a gravidez é um momento excepcional para nosso corpo já falamos, porém, isso influência – e muito – nas opções de tratamento que os profissionais podem lançar mão nas gravidinhas. Isso porque muitos ativos conhecidos para tratar a acne não são permitidos durante a gravidez, como ácido salicílico, ácido retinóico ou ácido mandélico. Entre os pouquíssimos ingredientes que podem ser usados por gestantes estão o ácido glicólico (em concentrações até 8%), ácido azelaico e ácido kójico (em concentrações até 4%). Tudo isso, porém, deve sempre ser conversado com seus médicos.

Mas então estamos fadadas a 9 meses de acne? 

Não! Uma grande parceira nos cuidados da pele na gravidez em quadros de acne gestacional é a limpeza de pele e tratamentos com LED, que são permitidos.
Outros fatores que ajudam no tratamento da acne gestacional são manter a pele limpa e hidratada, com uma rotina de skincare adequada, fazendo esse tratamento junto com a obstetra que está acompanhando sua gravidez. É sugerido por dermatologistas que o tratamento da acne, para quem tem tendência, seja iniciado antes do início da gestação, ou ainda logo no seu início, antes que o quadro se instale. A prevenção pode ser feita com ativos mais leves, que ajudam bastante a evitar um quadro grave de acne gestacional.
Outro fator que pode auxiliar muito é uma alimentação balanceada, pois o ganho de peso, o trânsito intestinal, tudo isso interfere na acne gestacional, por isso a alimentação tem peso importante no tratamento.
Vale ressaltar ainda que o calor e a exposição solar também são gatilhos de cravos e espinhas, podendo agravar o quadro. Portanto, capriche no protetor solar e, se for se expor ao sol tente sempre usar um chapéu ou boné.

 

E não se esqueça: Esse é o seu momento. É importante tirar o peso de “estar linda grávida”. A gente passa a vida inteira ouvindo tantas mulheres dizendo que nunca se sentiram tão lindas como durante a gravidez. Só que nem sempre é assim. Tem quem sofra com a pele e cabelo, quem se sinta desconfortável, quem não se sinta bonita durante a gestação.
É normal. Pode fazer parte do seu pacote. Não se cobre tanto, em especial, nesse momento.
É importante ter paciência e entender que este é um processo único em suas vidas.
Relaxe, cuide da sua pele, e pare de se comparar com as outras futuras mamães. A sua gravidez é sua: abrace-a, com tudo de bom e de mais chato que ela possa trazer junto no pacote, e tente contornar possíveis problemas de pele com ajuda profissional, visando sempre seu bem-estar e o do bebê.

 

E você que está gravidinha não deixe de aproveitar nossas promos especiais, com condições de pagamento e valores exclusivos. Clique aqui e confira. Fique linda nessa fase linda ❤️

No Comments

    Leave a Reply