Depois de já termos passado do meio da estação – verão por aqui e inverno no Hemisférios Norte – começam a surgir as coleções com as tendências dos próximos meses. O que sempre dita moda e é importante ficar de olho são as fast fashions, sempre antecipadas nas trends mais bombadas. A H&M é uma das mais famosas na gringa, e liberou recentemente uma espiadinha na sua Conscious Exclusive Collection, linha mais ecofriendly da marca.
A novidade desse ano ficou por conta de um revolucionário novo material sustentável incorporado na fabricação das peças: BIONIC, um poliéster reciclado derivado de resíduos plásticos encontrados em praias. A supermodelo e ativista Natalia Vodianova foi escolhida como o rosto da campanha, e já exibe nas fotos divulgadas um incrível vestido plissado rosa feito a partir do novo material. A H&M garante que o BIONIC não lembra em nada os tecidos rígidos que normalmente imaginamos quando pensamos nos tecidos sustentáveis de hoje – ele é bem maleável e fluido.
Ah, e não fica só nisso. Além de uma linha completa para mulheres e outra para os homens, também será lançado peças para crianças e uma fragrância (feita a partir de óleos naturais, é claro). Para um varejista de fast fashion, dá para perceber que a H&M está realmente fazendo esforços para mudar os modos de produção e favorecer o meio ambiente. Eles já são um dos maiores usuários do mundo de poliéster reciclado e algodão orgânico, e visam ter 100% de seu algodão sustentável até 2020. Um bom exemplo para ser seguido, não é mesmo?
A coleção estará disponível no dia 20 de abril, sorte de quem vai poder conferir de perto. Por enquanto, dá uma espiada no vídeo da campanha – que por sinal, está lindo!