Beleza Mais recentes Maquiagem

Tipos de base: qual a melhor para a sua pele?

19/11/2017

Com o lançamento de bases fluidas por marcas nacionais, fica a dúvida: é para mim? São tantos tipos de produtos que não sabemos qual o melhor para a nossa pele.

Pior coisa é comprar um produto e descobrir que não é para o nosso tipo de pele. Quem nunca? Mas o campeão de arrependimento, com certeza é a base. Ou é a cor que ficou muito clara ou muito escura, ou é de textura oleosa ou seca. Como lidar com tantos lançamentos?

Dá uma olhada no nosso guia básico e identifique a melhor base para você! Escolhemos os tipos mais populares:

Base líquida. Reprodução/Quem Disse Berenice (loja virtual)

Base líquida: para quem prefere acabamento o mais natural possível, estilo “acordei assim!”. Como é uma base leve, não cobre todas as manchas e olheiras, então tem que investir no corretivo. Por não deixar o rosto com aspecto pesado, é ideal para um dia de trabalho ou aula. O melhor: costuma não acumular nas linhas de expressão, como na região dos olhos. É a mais consumida no mercado, mas ela funciona na sua pele? Tem que cuidar a sua formulação! Se você tem pele oleosa, pesquise por bases oil free. Às vezes, mesmo sendo oil free não é o suficiente, infelizmente. Matificar com um pó pode ajudar! Ah, e prefira aplicar essa base com pincel de cerdas sintéticas, ok?

Base compacta mousse. Reprodução/Sephora (loja virtual) e Natura (loja virtual)

Base compacta: agora sim, se você tem pele oleosa, prefira as opções em pó. Ela absorve a oleosidade, fazendo durar um pouco mais a cor na pele. Também possui uma cobertura leve, então fica perfeito para o dia a dia. Geralmente o produto vem com uma esponja própria, mas opte por pincel. Fica mais precisa, a aplicação. E cuidado para não confundir base compacta com pó translucido! A compacta tem cor, enquanto o translucido serve para fixar a maquiagem, sendo incolor. São dois produtos diferentes!

Base mousse: também deixa a pele com acabmento natural. Pode-se construir camadas, indo desde cobertura leve até pesada. Mas tem que espalhar muito bem para atingir o efeito matte, por isso prefira um pincel de cerdas sintéticas. À princípio, essa base é liberada para todos os tipos de pele, desde que se observe a sua formulação. Peles oleosas só se for oil free! Mas a compacta segue a melhor opção. Pode aplicar com os dedos, desde que a mão esteja bem lavada.

Base cremosa e fluida. Reprodução/Make Up For Ever (loja virtual) e Quem Disse Berenice (loja virtual)

Base cremosa: agora estamos falando de reboco! A base cremosa é perfeita para eventos e festas, visto que apresenta cobertura alta. Se você espalhar bem, evita que a base craquele. Então capricha no pincel! Tem que polir muito bem a base na pele.

Base fluida: sensação do momento, sem dúvidas! Mas cuidado: se a sua pele for seca, passe hidratante antes da aplicação da base. Por ser muito líquida, ela marca linhas de expressão, até descamações da pele e alergias. Aplicação, também, só com pincel! Se fizer com a esponjinha, a sua base fluida vai durar uma semana.

Lembrando que cada pele é única. Então pode ser que alguma base que seja destinada à peles oleosas funcione em peles secas. Não desista de achar a base de sua vida!