Mais recentes

Dietas: o tiro pode sair pela culatra!

26/12/2017

Verão é época das dietas. Mas você está se colocando em risco? Descubra!

Dezembro está acabando, você comeu nas festas de fim de ano. A viagem para a praia é semana que vem e pronto: quer perder tudo que ganhou em um estalar de dedos. A internet está aí para apresentar “soluções”, mas cuidado: as dietas que você encontra por aí podem acarretar em sérios problemas de saúde!

Conheça os “milagres” que você deve passar longe:

  • Dietas que estão na moda: dieta da maçã, dieta da sopa, dieta do gelo. Fala sério, né? Não podemos cair nesses papos de “emagreci só comendo alface”. Muitas revistas e sites vendem táticas dignas de guerrilha. Emagrecer é um processo que exige trabalho contínuo. Você pode prejudicar a sua saúde ao adotar dietas malucas.
  • Dietas com restrições: o seu corpo precisa se manter em pé. Limitando-se à refeições de baixas calorias, pode ter certeza que até o fim do dia você não chega bem. Uma pessoa adulta tem que se alimentar como adulta. O certo é saber a quantidade certa de comida para ingerir, como também ter horários fixos para fazer as refeições. Não é saudável perder peso não comendo. O organismo produz substâncias tóxicas, além de gerar danos ao sistema hormonal.

Para todo caso de emagrecimento, consulte um nutricionista!

  • Pulas as refeições: não tem como enganar o corpo. Não comer quando tem que comer faz o organismo armazenar nutrientes, estes que viram gordura. Porque ele pensa “opa, estou com fome” e usa dessa gordura para se saciar. Além do metabolismo ficar mais lento.

Reprodução/Pixabay

  • Medicação: não só os riscos de sofrer um AVC, a perda de peso é momentânea. Você perde rápido, como também ganha tudo de volta.
  • Diuréticos e laxantes: como o medicamento, aqui não tem fórmula mágica. O corpo, aqui, não vai conseguir absorver nutrientes, o que dificulta no emagrecimento. Sem loucuras!
  • Estipular metas fantasiosas: aqui que está o maior vilão. Você quer perder tantos quilos em um curto período de tempo. Emagrecer não é uma corrida contra o tempo. Exige disciplina e força de vontade em atingir o seu objetivo.