Mais recentes

Redes sociais: você está precisando de rehab?

09/12/2017

Está se sentindo sufocada com as redes sociais? Aproveita o verão para dar férias à sua vida online!

Muito se fala sobre o vício de usar redes sociais. Mas também: quantas horas passamos com o celular na mão, olhando vários nadas? Gostamos de estar por dentro de tudo que acontece, só que há limites. Para o verão, período de férias da maioria do pessoal, que tal um desafio?

Venha conhecer a nossa rehab virtual de uma semana:

  • Dia 1: hoje é dia de fazer a senhora limpeza nos seus contatos. Aquela fulana que você conheceu no intercâmbio do ensino médio, o fulano prima da amiga que conheceu no réveillon de 2012. Assim como não podemos acumular bens materiais, nossas redes sociais têm que ter só quem realmente faz parte da nossa vida.
  • Dia 2: agora que o bicho pega desligue as notificações dos aplicativos. Parece que o mundo vai acabar se não verificarmos na hora o que nos foi enviado. Mas não acaba! Use esse dia como um exercício de superação. Talvez você perceba que estar sempre presente não é necessário.
  • Dia 3: não faça do celular a primeira coisa que você olha ao acordar. Esquece ele! Faça da manhã um momento para você e por você. O mundo online pode esperar.

Reprodução/Pixabay

  • Dia 4: antes de dormir, coloque o celular para carregar em outro cômodo. Ter tomada ao lado da cama era coisa de sortudo, mas também foi isso que nos estragou. Não dormimos sem estar com o celular à mão. As luzes da tela acabam com o sono, então melhor criar o hábito de pôr limite de horário. Aliás, não use o seu tempo em casa para resolver pepino de trabalho. Hora de dormir é para dormir, e não para responder e-mail.
  • Dia 5: ao sair para passear, deixe o celular em casa. Se achar muito radical, pode levar, mas que esteja no modo avião. Assim você tem ele para emergências. Fora isso, nem pensar em usar o aparelho. Você vai sobreviver!
  • Dia 6: tire o dia para fazer tudo que você gosta, sem postar nas redes sociais. Ir naquele lugar sem fazer check in, olhar o pôr-do-sol e não tirar foto. A internet vai continuar existindo sem a sua presença constante.
  • Dia 7: respire fundo e desligue o celular. Você é o centro do seu dia, e não as redes sociais. Acorde e vá dormir sem ter fuxicado nos apps. Prova de coragem, mas você consegue!

Tudo é um processo, e não precisamos de radicalismos. A gente se diverte olhando as redes sociais, mas não podemos fazer da vida online o eixo principal da nossa existência. Viva mais, sem filtros!