Mais recentes

Mirian Bottan: projeto verão é ser você mesma!

01/01/2018

Conheça a história de Mirian Bottan, que traz luta e superação contra transtornos alimentares na sua conta do Instagram.

Para o primeiro post do novo ano (feliz 2018!) queremos trazer uma inspiração. Mirian Bottan não é nenhuma influencer de moda ou youtuber badalada. Aqui é vida real!

Mirian usa o seu Instagram para alertar sobre os perigos do emagrecimento à todo custo. A sua superação é usada de exemplo para outras mulheres que também sofrem com a velha história do “peso ideal”.

Reprodução/@mbottan (Instagram)

Com 13 anos, Mirian desenvolveu bulimia. Ao perceber que havia engordado, fez (literalmente) de tudo para perder os quilos extras. E foram longos quinze (!) anos com a doença, que não contribuiu em nada com a sua vida.

“Queria emagrecer para ser um ‘mulherão’, mas cada quilo perdido a qualquer custo só me aproximava de ser menor” (@mbottan)

Os anos passaram, e Mirian emagreceu. Mas claro que o corpo cobrou a dívida. Os cabelos começaram a cair, ficou desnutrida e desenvolveu depressão.

Reprodução/@mbottan (Instagram)

Após a realização de tratamentos e aceitação, Mirian renasceu. Com todo o aprendizado adquirido nesse período de luta, ela passou a compartilhar na rede social reflexões sobre o assunto, a partir de sua experiência pessoal.

Compartilhar esse pedaço da sua vida faz parte da recuperação. Muitas mulheres começaram a enviar mensagens com os mesmos problemas que Mirian. Assim, o Instagram acabou virando um grande grupo de apoio coletivo.

“Será que sua insegurança é realmente pela sua aparência, ou será que é pelas mil coisas que você queria ser/fazer e que nunca acontecem justamente porque você está gastando seu tempo se odiando na frente do espelho ou diminuindo sua capacidade mental cortando carboidratos e se prendendo num eterno efeito ioiô do ciclo restrição/compulsão?” (@mbottan)

Para quem você quer emagrecer? Essa é a pergunta que deve ser feita antes de qualquer radicalismo. O próprio Instagram é um perigo, com a onda fitness. Acabamos por esquecer que somos diferentes, então emagrecemos e engordamos de formas diferentes.

Reprodução/@mbottan (Instagram)

Comece o ano aprendendo mais sobre si mesma. Não se compare com foto alheia! Emagrecimento é coisa séria, e deve ser feito com auxílio de profissionais da área de saúde e estética. Cuidado com o que vê na internet!

*Caso você esteja sofrendo com transtornos alimentares, procure ajuda médica!