Antes & depois Beleza Corpo Mais recentes

Como funciona a Criolipólise, tecnologia descoberta por Harvard para redução de Gordura

01/06/2021

Já pensou em derreter gordura localizada sem cortes e sem dor em uma sessão apenas, podendo retomar as atividades logo em seguida? O uso de um aparelho especial que congela as células de gordura revolucionou o mercado, se popularizado justamente pela sua praticidade, segurança e efetividade!

Nem sempre nos damos conta do quão tecnológico os procedimentos estéticos têm se tornado com o passar dos tempos. Um bom exemplo desse avanço é a criolipólise, um avanço que veio para ficar.

Novidade festejada em congressos e aclamada pela mídia, a criolipólise é um tratamento que pode eliminar até 30% de gordura localizada. Sem cortes, furos, anestesia e sem necessidade de repouso após procedimento, é baseada no princípio de congelamento de tecidos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre esse procedimento revolucionário na área da beleza. Neste post, vamos abordar tudo o que precisa saber sobre a criolipólise. Confira!

Como surgiu a criolipólise?

Se você usa nossos serviços, deve ter visto em nosso aplicativo anúncios do procedimento que já ganhou muitas adeptas e é um sucesso. No entanto, pouco se fala sobre a história desse tratamento.

Por isso, antes de explicarmos o que é e como funciona a criolipólise, que tal conhecermos um pouquinho sobre a sua origem? Curiosidades como essa são muito importantes para que você consiga compreender a dimensão dessa revolução na estética.

A criolipólise foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, e usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. Isso acontece por meio de um aparelho próprio, que é colocado na superfície da pele, fazendo as células congelarem a temperaturas negativas para serem destruídas.

Esse tipo de técnica, inclusive, é aplicado não somente na medicina humana, mas também na veterinária para o tratamento de lesões e muitos outros problemas. Sendo assim, é um procedimento altamente seguro.

A proprietária da Clínica de Estética Oligoslim Ipanema, Maria Luíza Ciampi, explica que, em contato com a baixa temperatura, as células de gordura — chamadas de adipócitos — rompem-se totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele de forma natural.

O tratamento é um verdadeiro sucesso há anos, sendo popularmente conhecido como “a nova lipoaspiração”. Mas diferentemente da lipo, a criolipólise não é um procedimento cirúrgico. Além disso, é praticamente indolor. A sua sensação, para pessoas mais sensíveis, é a mesma de um leve beliscão que passa rapidinho. Incrível, não é mesmo?

Mas, afinal, o que é a criolipólise?

Trata-se de uma técnica que utiliza baixas temperaturas para nos livrar de gordurinhas indesejadas em regiões localizadas. Por isso, ela se tornou queridinha daqueles que buscam um corpo esculpido, mas estão cansados de procedimentos ineficazes e, por vezes, dolorosos.

Como funciona a criolipólise?

A criolipólise é feita com a ajuda de um aparelho específico cujos aplicadores ajustam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo. “Para a região da barriga, por exemplo, existe uma ponteira grande, já para as costas e pneuzinhos laterais utiliza-se a ponteira menor”, explica Maria Luíza.

Pesquisadores de Harvard passaram a investigar o uso do frio na medicina estética, e os estudos demonstraram que determinada temperatura por um período específico é capaz de destruir seletivamente as células de gordura. Assim, foi criado o aparelho Crio Top Body Redux, totalmente seguro e aprovado pela ANVISA.

O aparelho faz a sucção da gordura e expõe a região a temperaturas negativas, destruindo e reduzindo consideravelmente a quantidade de tecido adiposo daquela região. Enquanto outros métodos estão sujeitos a novo inchaço da célula e retorno do tecido adiposo, com a criolipólise as células são eliminadas.

A ponteira do aparelho realiza um poderoso vácuo que promove a sucção da pele e da porção de gordura localizada. Ao mesmo tempo, o resfriamento intenso e controlado age danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próximas.

A eliminação das estruturas dos adipócitos destruídas é feita pelo sistema imune, e a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. Não há perigo de sobrecarga no órgão, já que a quantidade diária de gordura a ser metabolizada é pequena.

Os resultados começam a ser percebidos em 30 dias e o ciclo se completa em três meses. Esse é o tempo que o organismo leva para eliminar as células de gordura pela urina e pelas fezes. Como a gordura é quebrada lentamente, o procedimento é seguro e não aumenta a flacidez.

Mas esteja atento, pois se trata de um método indicado para pessoas na faixa de peso ideal e com acúmulo de gordura acentuado em alguma área.

Quando a criolipólise é indicada?

Já que começamos a falar sobre as indicações desse tratamento, nada mais justo do que dedicarmos um tempinho extra a essa discussão, certo? Então, vamos lá!

A criolipólise não é um tratamento para quem está muito acima do peso ou em casos de obesidade. O procedimento é uma opção para homens e mulheres com gordura localizada em algumas regiões corporais — o famoso “pneuzinho” —, incapaz de ser eliminada só com dieta e exercícios físicos.

Por conta disso, é preciso saber bem o que está sendo procurado na hora de recorrer a esse tipo de procedimento. O ideal é que o paciente passe por uma dieta com a realização de exercícios físicos para perder peso antes de investir na criolipólise.

Não há necessidade de nenhum exame laboratorial prévio para realização da técnica. Contudo, é imprescindível uma avaliação na clínica escolhida para saber se criolipólise realmente é indicada.

Há contraindicações para a sua realização?

Como todo tipo de procedimento, há algumas condições que impossibilitam a realização da criolipólise. A primeira é o excesso de peso, já que essa não é uma técnica que visa o emagrecimento como um todo, apenas para regiões pequenas. Logo, a quantidade de tecido adiposo pode prejudicar o resultado final do procedimento.

No entanto, isso não é tudo. Algumas outras situações que impedem a criolipólise são:

  • sensibilidade extrema ao frio;
  • presença de problemas de pele na região;
  • hérnias;
  • infecções variadas.

Além disso, gestantes e pessoas que sofreram intervenções cirúrgicas nos últimos meses não podem, pelo menos temporariamente, fazer sessões de criolipólise. Na dúvida, converse com um profissional para receber a melhor orientação.

Em quais áreas a criolipólise pode ser realizada?

Uma das grandes vantagens da criolipólise é a sua versatilidade. Essa é uma técnica não invasiva, segura e que pode facilmente ser aplicada em várias regiões do corpo. E o melhor: justamente naqueles pontos que mais geram insegurança e afetam a nossa autoestima.

Algumas das regiões em que o tratamento da criolipólise pode ser feito são:

  • abdômen;
  • quadris;
  • coxas;
  • flancos;
  • gordurinha do soutien;
  • joelhos;
  • culotes;
  • braços.

Vale a pena salientar que apenas um profissional qualificado tem condições de avaliar se você pode ou não fazer esse procedimento na área em que deseja, ok? Ele fornecerá uma orientação adequada ao seu caso e conforme às suas necessidades.

Quais são os tipos de criolipólise?

De modo geral, podemos dizer que há quatro tipos diferentes de criolipólise. A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles a fim de que você fique melhor informado sobre o assunto. Veja!

Criolipólise convencional

Com o procedimento, a gordura é eliminada a partir do resfriamento da região, que faz com que as células se autodestruam por conta das baixas temperaturas. Suas proteínas desnaturam e elas deixam de ser “funcionais”.

Criolipólise de contraste

Na criolipólise de contraste, o procedimento funciona mais ou menos da mesma maneira que o anterior, com uma pequena diferença: são alternados períodos de aquecimento da região com os de resfriamento. A ideia é potencializar ainda mais a destruição das células e garantir resultados mais eficazes e rápidos. A radiofrequência é associada às baixas temperaturas, fazendo um choque térmico.

Criolipólise de reperfusão

Nesse tipo, o período de aquecimento ocorre apenas no fim do procedimento. Essa técnica tem como objetivo aumentar a recuperação dos tecidos após o resfriamento contínuo da região atingida pelas baixas temperaturas.

Criolipólise de preparo

Por fim, temos a criolipólise de preparo, que é exatamente o oposto da anterior. Aqui, o aquecimento é feito antes de todo o procedimento com o objetivo de preparar os tecidos para o que está por vir e tornar a técnica mais eficiente.

A criolipólise ideal para você dependerá de uma série de fatores. Por isso, converse sempre com o profissional responsável por realizar o procedimento e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto antes.

Quais são os aparelhos mais utilizados?

Assim como há diversas técnicas disponíveis, existem diferentes tipos de aparelhos que podem ser usados para a realização das criolipólises. Os mais comuns são:

  • CoolShaping;
  • Crio Redux;
  • CoolTech;
  • CoolSmooth

Cada um deles tem suas particularidades e servirá para funções específicas. O profissional habilitado pode esclarecer questões como qual é o aparelho utilizado na clínica, quais são as suas particularidades e o que o cliente deve esperar daquele tratamento. Assim, você se sentirá muito mais seguro ao realizar a criolipólise. Os profissionais que podem aplicar criolipólise são: dermatologistas, fisioterapeutas, biomédicos ou esteticistas. É importante que tenham sido treinados no manejo do aparelho.

Quais são os cuidados necessários após o procedimento?

Para garantir que os resultados obtidos sejam realmente satisfatórios, precisamos atentar também para os cuidados que sucedem a realização do procedimento. A seguir, veja alguns deles:

  • evite atividades físicas por, pelo menos, dois dias após a criolipólise;
  • aumente a ingestão de líquidos durante a primeira semana;
  • evite as bebidas alcoólicas;
  • não coma alimentos pesados nos primeiros dias.

Além disso, é importante ressaltar que um certo inchaço na região é bastante comum e, até mesmo, esperado. No entanto, se o sintoma persistir por mais de algumas semanas ou se tornar muito acentuado, é fundamental procurar o profissional responsável para que uma avaliação seja feita.

Seguir esses cuidados criteriosamente é de extrema importância para que os resultados se mantenham e sejam bem-sucedidos. Por isso, esteja bastante atento a todas as recomendações passadas pelo profissional responsável pela sua criolipólise.

Aliás, atentar para as recomendações é muito importante para que as próximas sessões, caso sejam necessárias, ocorram com a devida segurança para você e para o profissional que as fizer. Não deixe de ser sincero nos retornos e de relatar tudo o que foi feito ou não por você no período de pausa.

Quão cedo poderei ver os resultados e o que devo esperar?

Quando realizamos algum tipo de procedimento estético, o que queremos é que os resultados sejam vistos logo que saímos do consultório ou da sala de atendimento, não é mesmo? No entanto, a paciência é algo fundamental para quem está buscando a redução das medidas e das gordurinhas com a criolipólise.

A criolipólise pode ser feita em qualquer estação, inclusive no verão. Mas se a ideia é que os resultados sejam notados no período mais quente do ano, o ideal é se programar antes. O resultado completo leva até 90 dias para aparecer, embora seus benefícios sejam sentidos uma semana após a realização do tratamento.

Para tanto, é fundamental escolher uma boa clínica e um profissional devidamente qualificado para uma Ele poderá determinar, por exemplo, o número de sessões necessárias para que os resultados almejados sejam obtidos, que também vai depender da resposta individual de cada um, pois o organismo se comporta de maneiras distintas dependendo da pessoa.

Quais são os mitos e as verdades sobre a criolipólise?

Agora, chegou a hora de respondermos algumas das principais perguntas feitas sobre esse procedimento. Quem sabe a sua dúvida não é respondida agora mesmo? Confira!

É perigoso fazer criolipólise?

Mito!

A criolipólise é um procedimento muito seguro e não invasivo.

No entanto, é fundamental que os profissionais envolvidos sejam realmente qualificados para realizá-lo e, claro, que a clínica seja equipada para esse tipo de procedimento. O risco de queimaduras é real, mas apenas quando o aparelho não está calibrado adequadamente ou se a manta utilizada rompe. Por isso, qualificação é fundamental.

A criolipólise faz emagrecer?

Mito!

Muitas pessoas buscam procedimentos estéticos com o objetivo de emagrecer, algo bastante equivocado. A criolipólise trabalha a redução de medidas corporais, mas não a diminuição da massa do corpo. Para emagrecer, é fundamental que você mantenha uma dieta equilibrada e faça exercícios regularmente.

A criolipólise gera muita dor?

Mito!

Algumas pessoas podem sentir um certo desconforto no começo do procedimento, mas ele é suportável. Um fator que contribui para a redução da dor é a utilização de baixas temperaturas, que gera uma sensação de dormência na região.

A gordura localizada nunca volta após a criolipólise?

Mito!

Ainda que a gordura localizada diminua bastante após a criolipólise, é preciso cuidados para que não volte depois. Uma dieta adequada e a prática regular de exercícios são fundamentais para manter os resultados após o procedimento.

A criolipólise evita flacidez?

Mito!

A criolipólise não tem o poder de trabalhar a flacidez da pele e também não agrava a situação, caso o paciente já apresente o problema. Os procedimentos indicados para a flacidez são radiofrequência, liftings e ultrassons micro e macrofocados, que podem ser associados ao tratamento.

É possível fazer o procedimento em qualquer parte do corpo?

Depende.

Nem todas as regiões do corpo estão aptas a receber o tratamento da criolipólise pois existem limites de mínimo e máximo de gordura nas regiões para que haja aderência da manopla.

Os resultados da criolipólise demoram a aparecer?

Mito!

Os resultados da criolipólise aparecem bem rápido na grande maioria das vezes — apenas algumas sessões já são o suficiente. No entanto, é essencial buscar a opinião de um profissional qualificado para tirar as suas dúvidas. Cada caso é um caso, logo, a duração do tratamento varia de pessoa para pessoa.

O resultado é obtido em apenas uma sessão?

Depende.

Pessoas com casos mais leves de gordura localizada podem, sim, observar resultados satisfatórios em apenas uma sessão de criolipólise. Porém, isso não é uma regra. Sendo assim, há casos que podem demandar mais sessões. Uma avaliação criteriosa do profissional responsável determinará as necessidades em cada situação.

Posso fazer sessões mensais de criolipólise em uma mesma área?

Verdade!

Como nem sempre é possível obter o resultado almejado em apenas uma sessão, é possível fazer outras na mesma região do seu corpo para conquistar o seu objetivo. Mas é recomendado um espaço de pelo menos 30 dias entre uma aplicação e outra. O intervalo é necessário para que seu corpo se recupere da sessão anterior e para potencializar os resultados na próxima etapa do tratamento.

Como escolher a melhor clínica para fazer o tratamento?

Já que estamos falando sobre a escolha de um bom estabelecimento para realizar as sessões de criolipólise de modo seguro e eficaz e obter resultados realmente satisfatórios, que tal algumas dicas para você acertar na clínica?

Muitos lugares oferecem esse tipo de serviço, por isso, é bastante comum que nos sintamos um pouco confusos na hora de escolher a melhor opção. A primeira orientação que podemos dar é: pesquise bastante. Assim, você descobrirá qual clínica é a ideal para realizar o procedimento.

Alguns pontos que merecem atenção são, por exemplo, o tempo de mercado e a reputação da empresa. Se possível, faça uma visita e observe pontos como a infraestrutura do ambiente, a higienização do local, o atendimento oferecido ao cliente e a preocupação da equipe em tirar todas as suas dúvidas.

Outra boa maneira de garantir uma escolha acertada é buscar a opinião dos demais frequentadores das clínicas entre as quais você precisa se decidir. No Mais Bonita, veja a avaliação e feedback de clientes.

Agora que você já sabe o que é, como funciona a criolipólise e conhece todos os detalhes sobre esse procedimento revolucionário na área da beleza, o que está esperando para recorrer à técnica?

Deseja experimentar a criolipólise? Se sim, veja as nossas promoções no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em São Paulo! Os preços são válidos para compra somente pelo site e aplicativo do Mais Bonita. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente! Assim, um membro da nossa equipe poderá responder a todas as suas questões.