Beleza Blog Mais recentes Maquiagem

Hora de organizar! Higienização de pincéis, cosméticos, descarte de remédios e conserto de pó compacto #StayHome

25/03/2020

Em épocas de quarentena, os cuidados com a contaminação são cada vez mais importantes. Manter as mãos, ambientes, roupas e objetos limpos e higienizados são prioridade! Que tal começar a limpeza pelas suas gavetas e armários do banheiro? Veja dicas:

Cosméticos

Os cuidados com a higiene também valem para artigos de uso pessoal, itens de beleza e maquiagem não devem ser compartilhados. Evitar o empréstimo de pincéis, esponjas, máscaras de cílios, batons e outros itens de make é imprescindível para evitar um possível contágio. Os produtos como base e corretivo não devem ter contatos direto com a pele se for para uso compartilhado.

Cuidados com a limpeza dos pincéis

Apesar de usados apenas para maquiagem, os pincéis podem guardar muitas bactérias nas cerdas. O mercado da beleza conta com diversos produtos de limpeza como sprays e sabonetes líquidos para higienização dos pincéis. O ideal é que esse ritual seja feito pelo menos uma vez por semana:

Como limpar

  • Molhe o pincel na solução líquida de limpeza, sem molhar a base das cerdas.
  • Faça movimentos circulares na palma da mão, ou em uma superfície lisa, mas não esfregue. Use um papel toalha para conferir se toda sujeira saiu.
  • Enxágue bem e remova o excesso de água em um papel toalha.
  • Deixe o pincel deitado sobre uma toalha para secar naturalmente.
Créditos: O Boticário

Pó compacto quebrado (blush, pó, sombra):

Se estiver dentro do prazo de validade, não descarte! Aproveite os dias em casa e faça algum dos métodos para recuperar seu pó quebrado. O mais comum é feito com álcool. Veja o vídeo com o passo a passo:

  • Quebre totalmente o pó que ainda está compactado, deixando totalmente em pó a totalidade do produto usando a ponta de uma colher limpa;
  • Lentamente, coloque um pouco de álcool comum líquido, use a tampinha para dosar;
  • Amasse essa pasta com a colher até que fique bem homogênea;
  • Conte com a ajuda de papel toalha para achatar mais o produto na embalagem e tirar a umidade.

Ele fica mais durinho e mais grudado, portanto, considere isso para saber se vale a pena aplicar o método.


Medicamentos vencidos

Uma limpa na caixa de medicamentos com certeza libera espaço no armário e evita de que você, se não estiver atenta na hora da necessidade, acabe ingerindo alguma substância vencida. O descarte de medicamentos e suas embalagens são um problema mundial. Medicamentos vencidos com descarte incorreto podem causar riscos à saúde tendo contato com água, solo e até animais.
Nos Estados Unidos, a orientação que a população recebe é para que o descarte de medicamentos seja feito na privada ou no lixo, a prioridade é reduzir o risco de uso não intencional ou overdose. No Brasil, existe um programa de descarte de medicamentos e embalagens em diversas farmácias participantes. O programa atende às exigências sanitárias

Em cada farmácia participante, existe uma estação coletora que foi desenvolvida dentro das normas de segurança visando a atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos. Veja abaixo a matéria do UOL sobre a DrogaRaia:

No portal do Descarte Consciente você encontra o local mais próximo de você.