Beleza Rosto

Você sabe os benefícios da limpeza de pele profunda?

16/05/2022

Sabe aquela pele sem cravos ou espinhas, uniforme e saudável? É possível para você também! Para a rotina de skincare é o primeiro passo e indispensável. Higiene com sabonete especifico para nosso tipo de pele; hidratante; antioxidante e claro; o protetor solar, são alguns passos do home care da nossa pele que temos que ter diariamente. Mas cuidar da pele vai muito além da nossa bancada do banheiro e de um espelho: contar com o acompanhamento de um profissional é essencial para a pele se manter lisinha, viçosa e saudável.

E você sabe qual procedimento é simples, econômico e seguro, sendo excelente aliado para manter a pele sempre saudável e bem cuidada? A limpeza de pele profunda.

A limpeza de pele profunda previne o acumulo do excesso de impurezas – que leva à formação de cravos e espinhas, remove cravos e elimina o excesso de pele morta que está muito profundo nos poros. Quando feita por um profissional é maravilhosa para a pele, especialmente quando falamos, por exemplo, de cravos, como os do nariz, que não saem senão for com uma limpeza de pele mais profunda. Tentar removê-los em casa só vai causar mais lesões na pele e pode acabar transformando esses cravinhos em espinhas ou manchando sua pele. Além disso, a limpeza de pele, por desobstruir seus poros e eliminar o excesso de células mortas, permite com que sua pele absorva melhor todos os ativos dos produtos que você vai aplicar nela em casa.

Outro benefício da limpeza de pele profunda é por conta de suas etapas de esfoliação e hidratação, que permitem, ao final do processo, que você já consiga perceber o resultado de uma textura e tom mais uniformes. Esses benefícios são visíveis porque a remoção da pele morta e dos cravos promovem a renovação celular e acaba uniformizando algumas manchas do rosto.

A limpeza de pele beneficia todos os tipos de pele, mas alguns cuidados são importantes: caso você esteja com a pele sensibilizada, com alguma ferida no rosto ou com alguma lesão aberta, espere o período de recuperação/cicatrização para marcar a sua. Um exemplo? Se você fez um tratamento na pele com laser, não faça uma limpeza de pele profunda em seguida, pois, pode causar cicatrizes e manchas na pele.

Quando devo fazer a limpeza de pele?

Quem te indicará de quanto em quanto tempo você deve fazer o procedimento é o próprio profissional. No geral, a limpeza de pele pode ser feita com um intervalo de dois meses, porém, peles mais oleosas podem precisar de intervalos menores. A frequência da limpeza de pele varia de acordo com diversos fatores, como: tipo de pele, sensibilidade e inflamação dessa pele e deverá ser avaliada pelo profissional.

E como é feita essa limpeza?

A limpeza de pele profunda é constituída de algumas etapas básicas:

1º) Inicia-se com a limpeza superficial da pele;

2º) Ocorre então a abertura dos poros, que acontece geralmente com vapor e produtos emolientes, que auxiliam no amolecimento dos cravinhos;

3º) Após é feito uma esfoliação, para eliminar a primeira camada de células mortas, impuras e extrato córneo;

4º) Só então que a remoção de cravos é feita. Essa remoção pode ser manual, com o auxílio de aparelhos a vácuo ou ainda com a associação de ambos. A forma de extração dependerá do profissional e da sua pele;

5º) Após a sessão apertadinhas, o momento é relax e a etapa de aplicação de uma máscara calmante, para diminuir o eritema da pele após a extração. Nesse momento pode-se usar também luz de led para ajudar a diminuir a inflamação de acnes, tratar manchas e uniformizar o tom de pele;

6º) Depois de retirar a máscara calmante, é feita então uma hidratação. Como a pele estará mais “fina”, pois fizemos a retirada de todo o extrato córneo e impurezas da pele o hidratante será muito melhor absorvido pela pele, assim como todos os ativos utilizados após a limpeza. Essa etapa serve para o selamento da pele;

7º) E, caso feita durante o dia, finaliza-se com aplicação de protetor solar.

E se atente aos cuidados: após a limpeza de pele, é essencial não expor sua pele ao sol e pular o uso de produtos com potencial irritativo, como os que contam com ácidos em sua composição. O ideal é focar apenas em limpar, hidratar bem e proteger.

E, o que usar e quais cuidados ter após a limpeza de pele?

As primeiras 48 horas após realizar a limpeza de pele são reservadas para a recuperação da derme e você deve optar pelo uso de dermocosméticos que contenham propriedades calmantes e/ou cicatrizantes. Uma dica é o uso da pomada Cicaplast, que tem como função a suavização da pele irritada e sensibilizada. Mas cuidado, devido a suas propriedades, essa pomadinha pode ser muito gordurosa para seu tipo de pele, podendo levar ao aparecimento de espinhas. Outra opção é o creme hidratante Neutrogena®, que combina hidratação com textura ultraleve, de fácil absorção, oil free, o que perfeito para aquele pele mais oleosa, deixando toque seco. 

Outro dermocosmético que tem como objetivo aliviar a sensação de ardor que o você sente logo após fazer a limpeza de pele e vale muito a pena usar no pós é a água termal. Como esse produto contém alta concentração de minerais, como ferro, selênio, zinco e silício, ele contribui para acalmar a pele e, ainda, promove a hidratação cutânea. Então, não se esqueça de ter esse produto em sua necessaire! Uma dica é: aposte na Bruma Hidratante, que é indicada para todos os tipos de pele, e possui ação refrescante e suavizante. Muito além de uma simples água termal, é um hidratante facial em spray protege contra o stress ambiental, como a poluição e efeitos da radiação solar.

Entre os cuidados após limpeza de pele, está a restrição ao uso de qualquer tipo de esfoliante físico. Como esses produtos têm o poder de remover as impurezas da derme de maneira mais intensa, eles podem agredir e irritar a pele, causando manchas e até pequenos ferimentos. Cremes oleosos também devem ser evitados, pois eles podem obstruir os poros e favorecer o aparecimento de cravos e espinhas. É importante destacar que a exposição solar deve ser evitada por, no mínimo, 48 horas após realizar a limpeza de pele. Isso porque o procedimento deixa a derme irritada e sensibilizada e aumentar (muito) as chances do desenvolvimento de manchas. Não se esqueça de usar o protetor solar toda vez que for sair de casa e também utilize acessórios, como chapéu, boné ou viseira, que otimizam a proteção e, de quebra, conferem mais estilo ao look!

O que é preciso para uma boa limpeza de pele?

Para uma boa limpeza de pele, os principais cuidados são escolher um bom profissional, habilitado para este tipo de serviço e que seja delicado para não machucar a pele; ter o cuidado de sempre conversar com a sua esteticista, pois, alguns componentes dos amolecedores de cravos podem dar alergia.
E o cuidado mais importante:

não tente fazer em casa!

Você pode machucar ou até manchar a pele além de piorar um quadro de acne.
De resto? É apenas colher os benefícios do procedimento!

Uma dica é associar a limpeza de pele profunda com tratamentos para manchas, como luz pulsada, laser, microagulhamento e peelings. Isso porque esses tratamentos irão auxiliar no clareamento das manchinhas e diminuir a inflamação causada pela acne. Mas lembre-se de cuidar os intervalos corretos entre os procedimentos. E o melhor? Todos esses procedimentos e muitos outros você encontra no Mais Bonita, com valores e condições de pagamento ÚNICAS. Clique aqui e confira.

No Comments

    Leave a Reply