Desde que Bela Gil afirmou que não usava absorventes nem coletores, e sim uma calcinha especial que absorve o fluxo e pode ser reutilizada, a curiosidade sobre esse item aumentou entre as mulheres. Criada por três amigas nova-iorquinas, a Thinx é a primeira marca a lançar essa proposta no mercado, e tem sido um sucesso. Tudo começou quando as amigas Miki, Radha e Antonia começaram a pesquisar a respeito de calcinhas capazes de conter o fluxo e a prova de manchas, e logo descobriram que não existia por aí nenhum produto à venda com essa proposta. Depois de três anos pesquisando tecnologia e design, nasceu então a Thinx.
Mas como funciona? Segundo a empresa, o forro da calcinha é composto por quatro camadas, e cada uma tem sua função.
- Garante que a pele fique seca
- Mata germes e bactérias
- Retem o líquido
- Impede vazamentos
Como cada ciclo é diferente, a marca recomenda que as mulheres adaptem o uso da Thinx à sua realidade. Em caso de fluxo muito intenso, recomenda-se o uso combinado com coletor menstrual ou absorvente interno. O quanto cada calcinha consegue armazenar de líquido depende do modelo da peça (atualmente são 6). O maior deles é capaz de reter até cinco colheres de chá, o equivalente a dois absorventes internos médios.
Com isso, dependendo do modelo escolhido e do fluxo de cada mulher, é possível até mesmo usar apenas uma calcinha durante o dia inteiro, sem trocá-la, assegura a marca. A garantia de que o uso não prejudica a saúde fica por conta da segunda camada de tecido, que recebe um tratamento à base de prata para anular germes e bactérias.
E são reutilizáveis? Sim! Segundo as instruções de uso, recomenda-se enxaguar a calcinha individualmente, depois lavá-la na máquina com água fria e deixa-la pendurada para secar. A durabilidade pode chegar a dois anos, de acordo com a Thinx.
Além disso, a marca está envolvida num projeto social chamado AFRIpads, que produz absorventes acessíveis e reutilizáveis para mulheres africanas. Segundo a organização, 1 em cada 10 garotas africanas ainda perdem dias de aula e até abandonam a escola por causa da chamada “semana da vergonha”, por isso parte da renda da Thinx é destinada para a instituição.
Atualmente as calcinhas absorventes são vendidas apenas no site da Thinx mas eles fazem entregas para outros países, incluindo o Brasil. Mais uma alternativa diferente e ecofriendly que veio para revolucionar a maneira com a qual lidamos com a menstruação. Vale a pena testar!
Fonte: M de Mulher