Corpo Mais recentes Rosto

Os melhores tratamentos para recuperar o rosto das manchas que surgem após o verão

24/03/2017

Com o verão acabando, chega a hora de reparar os danos que a pele sofreu durante os meses de exposição ao sol. Mesmo protegendo, os danos são inevitáveis, por isso é preciso agir rapidamente para eliminar as chances das manchas ou melasmas se tornarem permanentes.

– A pele tem memória, e as manchas podem voltar. Os danos são cumulativos – afirma Adriana Elsner, dermatologista e sócia-proprietária da Clínica Bellsner, nossa parceira, em entrevista à Revista Donna. – E, mesmo depois de tratar as manchas surgidas no verão, sempre é preciso fazer a manutenção do tratamento.

Confira as indicações de procedimentos para dois problemas de pele decorrentes da exposição ao sol.

MANCHINHAS
O sol é um dos responsáveis pela perda da elasticidade e do brilho (viço) da pele. Isso é causado pela exposição ao sol, mesmo que você tenha sido usado filtro solar. Se você observou pintinhas e sardas que antes não estavam lá, veja quais são os tratamentos mais indicados abaixo.

Tratamentos
Diferentes tratamentos podem ser combinados para atenuar as manchas com objetivo estético. Conforme o tipo de dano causado pelo sol, sugere-se o uso de peelings químicos superficiais e profundos (à base de ácidos), peelings mecânicos (de cristal ou diamante), microagulhamento (peeling de agulhas), laser ou luz intensa pulsada. As marcas mais profundas serão tratadas gradualmente, sem efeito imediato.

– Se irritarmos demais uma pele manchada usando tecnologias ou produtos inadequados para clareamento rápido, há risco até de piorar o problema – afirma a dermatologista Adriana Elsner.

Um dos ácidos mais utilizados é o retinoico, que é indicado principalmente no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento. Isso pode incluir rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. Ele ainda tem a vantagem de poder ser utilizado no rosto, mãos, colo, pescoço e até nas estrias, tornando-se um tratamento atrativo para quem suavizar a aparência da pele do rosto.

Já o peeling de cristal é uma dermoabrasão, ou seja, uma esfoliação realizada mecanicamente na pele com o objetivo de remover marcas e melhorar o seu aspecto, tratando cravos, manchas, rugas e estrias. Ele também estimula o colágeno da pele, o que melhora sua firmeza e é uma boa opção para peles com bronzeado manchado.

Por fim, com o peeling de agulhas, através de pequenas perfurações no rosto, há uma estimulação de colágeno e uma redução da pigmentação de manchas e dos sinais de envelhecimento.

Alerta: algumas destas pequenas manchas são lesões suspeitas que podem evoluir para situações mais graves, como câncer de pele. Neste caso, o médico encaminha para biópsia.

MELASMA
São aquelas manchas de colorações e tamanhos diferentes, que aparecem principalmente no rosto, mas podem surgir em outras partes do corpo – e costumam ser mais comuns em mulheres. Ocorrem por um acúmulo na produção da melanina. O melasma também é causado por radiação solar. Os outros fatores que influenciam o problema são genéticos ou hormonais (anticoncepcionais, gestação etc).

Tratamentos
O o tratamento requer muita persistência e disciplina. Podem ser utilizados cremes clareadores de uso tópico, peelings químicos e abrasivos, microagulhamento e laser.

– Infelizmente não existe cura com nenhum dos tratamentos conhecidos, apenas controle. O tratamento é contínuo – explica a médica Giordana Vargas, do Centro Clínico Gaúcho.

A Bellsner criou um pacote especial pós-verão que visa melhorar a qualidade e textura da pele, atenuar manchas, sardas e outras imperfeições:

Peeling de Cristal + Peeling Químico de Ácido Retinóico: Clareie Manchas e Melhore a Textura da Pele de R$ 390 por R$ 129 em até 4 x sem juros, não perca!

Quer saber mais? Acesse a matéria completa da Revista Donna clicando aqui.