Mais recentes Moda

Givenchy: a história e looks marcantes do estilista que faleceu aos 91 anos

13/03/2018

Seus anos à frente da maison francesa que leva seu sobrenome foram inesquecíveis, e o designer fez história no mundo da moda

No último sábado (10/03), o estilista francês Hubert de Givenchy partiu aos 91 anos, deixando uma lacuna irreparável no universo fashion. Entre 1952 e 1995 ele comandou a grife que leva o seu sobrenome, e nestas décadas criou uma grande quantidade de looks icônicos, sempre marcados pelo seu estilo elegantíssimo e sofisticado.

Sua carreira começou aos 17 anos, quando partiu para Paris em busca de oportunidades de trabalho. Na maison de Jacques Fath começou a descobrir a moda, ao mesmo tempo que estudava desenho na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. Ao longo dos anos vira assistente de designers renomados, como Pierre Balmain e Christian Dior.

Aos 24, ele funda sua própria grife, a Givenchy, em Paris. Bettina Graziani, modelo e diretora de relações públicas da label na época, vestia no primeiro desfile da marca uma blusa com babados que entrou para a história como a “blusa Bettina”. Nasce assim o primeiro dos muitos looks icônicos do estilista.

agência epohke, givenchy, audrey hepburn, moda, looks

Jackie Kennedy e Bettina Grazian com a blusa Bettina (Getty Images)

Mas é em 1953 que sua vida muda para sempre, ao encontrar aquela que seria sua musa pelas décadas seguintes. Givenchy começa a vestir Audrey Hepburn, até então uma desconhecida aspirante a atriz. No entanto, ela logo é alçada a fama de estrela de Hollywood, e a parceria dos dois é uma das mais lembradas do mundo da moda. Os looks usados por Audrey em seus filmes são sempre assinados por Givenchy, incluindo o inesquecível vestido tubinho preto que aparece em Bonequinha de Luxo. Vale lembrar que a peça foi vendida num leilão em 2006, arrecadando nada menos que 900.000 dólares, e tornando-se um dos vestidos mais caros da história.

agência epohke, givenchy, audrey hepburn, moda, looks

Audrey Hepburn e Givenchy (Getty Images)

agência epohke, givenchy, audrey hepburn, moda, looks

Audrey Hepburn (Getty Images)

agência epohke, givenchy, audrey hepburn, moda, looks

Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (Reprodução)

O designer também foi pioneiro ao lançar o primeiro perfume inspirado e ilustrado por uma atriz em toda a história. É claro que estamos falando novamente de Audrey Hepburn, que ganhou uma fragrância para chamar de sua, a L’Interdit, em 1957. Desde então a marca ficou famosa pelos seus perfumes e cosméticos, que sempre possuem embalagens impecáveis.

Depois de uma carreira de sucesso e de ter vestido as mulheres mais famosas do mundo, Givenchy se aposentou em 1995, deixando no seu lugar John Galliano. Desde 2017, Clare Waight Keller é a diretora artística da grife e responsável pelas linhas de masculina, feminina, acessórios e haute couture.

Com uma história tão marcante, a partida de Givenchy representa um marco na história da moda – e o estilista com certeza vai fazer falta.