Blog Mais recentes

Como fazer limpeza de pratas? 7 métodos para você fazer em casa

08/04/2020

Quem é fã de prata sabe como é difícil remover as sujeiras e partes escurecidas. O material que é encontrando em jóias e objetos decorativos, com o tempo, passa por um processo natural, chamado de oxidação.

Como a oxidação acontece

O escurecimento da prata acontece com a formação de uma camada de sulfeto de prata sobre a superfície, resultando na reação de oxidação, ao entrar em contato com o oxigênio e compostos com a presença de enxofre.
Esses compostos, além de estarem presentes em grande quantidade na poluição das cidades e no suor do nosso corpo, também são encontrados em alimentos do nosso dia a dia, como: cebola, ovos e alimentos que contém o aminoácido cisteína.

O nível de oxidação da prata pode ocorrer em maior ou menor intensidade, dependendo de alguns fatores, como: níveis de poluição, proximidade do mar e a quantidade de ácido úrico produzida pelo nosso corpo.

Soluções

Como o processo de oxidação é inevitável, a manutenção dos objetos é muito importante para manter a conservação da prata.

O ideal para as jóias é, que quando guardadas, se mantenham em locais secos e sem luz, preferencialmente em saquinhos de tecido ou ziplocs. Se forem guardadas individualmente, você evita que o atrito excessivo entre elas cause riscos. Em uso, evite usa-las quando praticar atividade física e contato da prata com cosméticos e perfumes. Já os objetos de decoração devem ficar distantes de produtos de limpeza que contenham cloro ou enxofre.

Créditos: jóias incríveis da designer Carla Zerbes. Foto: Zaira Centruli.

Veja 7 dicas, com ingredientes simples para fazer a limpeza de suas pratas:

1 – Bicarbonato de sódio

Quando falamos em limpeza de pratas, um dos ingrediente conhecidos e usados, é o bicarbonato de sódio. Entretanto, a ação do ingrediente pode ser muito agressiva para objetos muito delicados.

Como limpar

Em uma panela, ferva 200ml de água e coloque 1 colher de bicarbonato. Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e deixe as peças de molho na mistura, até que a água fique morna. Lave o objeto com água e sabão, e deixe secar. Para objetos maiores, você pode fazer o processo umedecendo um pano na água com o bicarbonato.

Essa opção é contra indicada para peças com partes grudadas, como marcassita, ou pérolas, pois pode danificar o produto.

2 – Pasta de dente

O creme dental, que também tem sua utilidade na limpeza óculos e tênis, também pode ser usado com as pratas. Além de limpar, reduz a aparência dos arranhões.

Como limpar

Com um pano de algodão bem macio e movimentos suaves, passe o produto em todo o objeto. Tire a pasta de dente com água e sabão, para secar, use uma flanela de polir.

3 – Sal e papel alumínio

A receita mais simples é composta por dois ingredientes que estão presentes na maioria das cozinhas. O sal associado ao papel alumínio, ao reagir com a água, devolve o brilho aos objetos de prata. Não indicado também para peças com partes grudadas, como marcassita, ou pérolas, pois a água quente pode danificar o produto.

Como fazer

Em um recipiente , coloque 1 litro de água fervente, 3 colheres de sopa de sal e 2 de bicarbonato de sódio. Com as suas pratas, coloque pedaços rasgados de papel alumínio e deixe de molho por 30 min. Ao fim desse tempo, enxágue e lave os objetos com água e sabão.

4 – Vinagre branco

Conhecido por sua versatilidade, o vinagre é usado como tempero, para lavar folhas verdes, removedor de manchas, matar lêndeas e também na manutenção das suas pratas!

Como fazer

Em 500ml de água, acrescente 3 colheres de sopa de vinagre branco e 1 de detergente. Com um pano de algodão, faça a limpeza das peças com a solução. Para finalizar, enxágue e deixe secar.

5 – Casca de banana

Uma das frutas mais populares da casa dos brasileiros, pode ajudar no polimento das jóias.

Como fazer

Diferente dos outros métodos, com esse, você precisa apenas da casca da banana. Passando apenas a parte interna da casca de banana nos objetos, você faz o processo de polimento da sua prata

6 – Refrigerante de cola

Por último, mas não menos importante, o refrigerante de cola. Já conhecido por ajudar na limpeza de outros objetos, o líquido também pode ajudar no polimento das peças de prata.

Como fazer

Em um copo, despeje o líquido de maneira que cubra as peças. Deixe a prata imersa por 15 min e enxágue.

7 – Silvo ou Flanela Mágica

Flanelinhas contendo polidor no tecido são excelentes e encontradas em lojas especializadas em pratas e acessórios, como no site da Prata Fina, que vende kit com 3 unidades por R$ 10. Já o Silvo, o velho e bom polidor de pratas que você encontra em qualquer supermercado.

Como fazer

Se optar pela flanelinha, as recomendações do fabricante são:

  • Esfregue a flanela na peça com movimentos rápidos e firmes.
  • Após a limpeza, passe um pano seco, limpo e macio para remover as partículas que possam ter permanecido na joia.

Seu uso não é recomendado em correntes finas, joias foscas ou pedras. Não lave a flanela, pois você removerá os agentes de limpeza.

Com o Silvo, a dica é não deixar que o líquido seque e utilizar um tecido de flanela bem macio para não riscar. Em peças com cantinhos ou sulcos muito profundos, pode ser mais difícil remover todo o produto.

E você, que método usa?