Beleza Blog

Salões de beleza de Porto Alegre reabrem: saiba como será o funcionamento

13/04/2020

Diante o cenário atual, nós do time do Mais Bonita sabemos o quão duro tem sido abdicar de muito para viver com o máximo de segurança neste tempo sem precedentes históricos. Sabemos que a maioria dos profissionais depende unicamente da renda de seus serviços, sendo este o setor mais afetado pela economia, segundo especialistas.

O último Decreto municipal publicado pela prefeitura de Porto Alegre, dia 1o de abril, permite a abertura de salões de beleza e barbearias em Porto Alegre, desde que respeitadas as normas de segurança e os estabelecimentos tenham equipe reduzida. Clique aqui para ver nossa política especial de prazo de uso para este período.

Bianca Stoll, proprietária do Red Beauty Bar, abriu suas portas no mesmo dia, porém com as medidas de higiene redobradas, e número de profissionais reduzido.

“É uma forma de ajudar os profissionais. Menos da metade vai voltar a trabalhar amanhã (terça-feira), vamos espaçar as agendas, deixar um horário de intervalo entre quem quiser vir. Vimos esse movimento de reabertura dos salões e decidimos abrir as portas novamente, mas com segurança, muito álcool gel e informativos sobre a importância de lavar as mãos” conta Bianca, ao GaúchaZh.

Outro parceiro que aderiu ao movimento de reabertura, foi a Statera Beauty Concept, localizada no Moinhos de Vento, os proprietários optaram pelo atendimento personalizado. Além de cumprir todas as normas da Secretaria de Saúde, e manter os cuidados redobrados, o atendimento acontece apenas com a cliente e os profissionais que irão realizar os serviços no local.

Veja as regras de funcionamento

  • O funcionamento deve ser com equipes reduzidas 
  • É necessária restrição ao número de clientes simultâneos
  • A lotação nas salas de espera ou de recepção não poderá exceder a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio
  • Para evitar aglomerações, é necessário observar a distância de 4 metros quadrados entre os clientes (dois metros de distância entre cada pessoa atendida)
  • É preciso higienizar, pelo menos a cada três horas, durante o período de funcionamento do espaço as superfícies de toque (corrimão, maçanetas, portas, etc.)
  • Usar preferencialmente para a higienização álcool em gel 70% e/ou água sanitária
  • Higienizar, preferencialmente após cada utilização ou, no mínimo, a cada três horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, os pisos, paredes e banheiro
  • Manter à disposição e em locais estratégicos álcool em gel 70% para utilização dos clientes e funcionários do local
  • Manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionados limpos (filtros e dutos) e, quando possível, manter pelo menos uma janela externa aberta, contribuindo para a renovação de ar

Leia o Decreto na íntegra no site da Prefeitura e a matéria do ClicRBS utilizada como fonte.

Créditos imagem destacada – Photo by Aw Creative on Unsplash.