Beleza Rosto

Sensação de derretimento na face? Saiba o que fazer para prevenir e tratar a flacidez facial

15/06/2022

A flacidez facial é um dos principais sinais do envelhecimento da pele e começa a aparecer por volta dos 25 anos, devido, principalmente, à diminuição da produção de colágeno, elastina e o ácido hialurônico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, este processo é natural e comum com o passar dos anos.

A flacidez facial, bochechas caídas, sulcos profundos como o bigode chinês e aquela sensação que o rosto está derretendo te incomodam? Então você precisa conhecer os Bioestimuladores de colágeno.

O que causa a sensação e aparência de derretimento?

A flacidez facial é responsável pelo aspecto derretido que o nosso rosto vai apresentando com o passar dos anos. Agora, vamos começar entendendo o qual a causa desse sinal do envelhecimento que é tão evidente e que começa tão cedo, por volta dos 25 anos.

Já sabemos que a flacidez facial está diretamente ligada a diminuição dos níveis de colágeno, elastina e baixa da concentração de ácido hialurônico na pele. Porém, o envelhecimento facial é um processo que ocorre em camadas. Do ponto de vista anatômico, com o passar dos anos, vamos tendo um processo de reabsorção óssea, atrofia dos músculos e ligamentos que provocam a queda dos coxins de gordura, que dão sustentação e projeção ao rosto. Como consequência, vamos ficando com o rosto mais “plano”, sem as projeções que dão sustentação a pele, como por exemplo a proeminência malar, também chamada de maçãs do rosto.

Ainda, todas essas quedas dos coxins de gordura, devido a gravidade, se acumulam no terço inferior da face, trazendo como consequência o aparecimento do bigode chinês, o sulco de marionetes, o buldogue, acumulo de papada, entre outros sinais clínicos do envelhecimento.

Portanto, temos o envelhecimento ósseo, nos músculos e ligamentos, na gordura e temos o envelhecimento da pele. A questão do colágeno entra nesse último tipo de envelhecimento. A partir dos 25 anos, estima-se que a produção de colageno caia 1% ao ano – dói mais que juros composto. Já quando a mulher entra no período de pós menopausa essa queda aumenta para até 30% a menos da produção de colágeno anual. Influenciando diretamente na aparência e qualidade da pele, fazendo com que a renovação celular fique mais lenta, resultando em uma pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos trazendo rugas, linhas de expressão e flacidez acentuada.

E ainda tem alguns outros fatores extrínsecos que contribuem para flacidez facial:

  • Genética;
  • Exposição solar (o mais importante, o que mais causa a perda de colágeno e elastina);
  • Alimentação não saudável;
  • Falta de hidratação;
  • Uso de algumas medicações;
  • Ganho e perda de peso;
  • Não beber água, entre outros.

Tem como evitar a flacidez facial?

Como vimos acima, a flacidez facial pode surgir ou agravar não só pelo envelhecimento natural da pele, mas também pelos hábitos diários. Porém, é verdade que não tem como barrar o envelhecimento, mas existem formas de prevenir ou, pelo menos, não deixar piorar a situação.

A prevenção número 1 é o uso diário do protetor solar. Além disso, ter uma alimentação adequada, hidratar a pele, evitar o efeito sanfona, uma rotina de skincare adequada, que mantenha a hidratação da epiderme e fazer procedimentos que estimulem a produção de colágeno são alguns passos essenciais para prevenir a flacidez facial.

Quais procedimentos estéticos estimulam a produção de colágeno?

O procedimento TOP 1 para estimular a produção endógena de colágeno, ou seja, estimular que nosso próprio corpo produza colágeno, são os bioestimuladores de colágeno.

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetadas em determinadas camadas da pele, que provocam uma leve reação inflamatória na derme. Assim, ativam os fibroblastos, células que produzem o colágeno. Os bioestimuladores têm como principal objetivo induzir a produção de colágeno, de modo a aumentar a firmeza e a sustentação da derme, retardando assim o processo de envelhecimento. Por serem biocompatíveis e bioabsorvíveis, também apresentam baixo risco de agressão ao seu organismo.

Existe atualmente tipos de ativos principais utilizados como bioestimuladores colágeno:

Acido poliláctico – Sculptra® e Elleva ®

O ácido poliláctico é considerado o melhor ativo para a bioestimulação de colágeno. Em comparação com os outros, esse é o produto que menos gera volume no local aplicado. Ou seja, ele estimula o colágeno sem atuar como preenchedor. Devido ao aumento de espessura da pele pode trazer um efeito preenchedor sutil. Essa substância se mantém estimulando colágeno no organismo por 2 anos e pode ser utilizada para redefinir o contorno, combatendo a flacidez de forma gradual e progressiva.

Hidroxiapatita de cálcio – Radiesse®

A hidroxiapatita, pode ser utilizada unicamente para estimular o colágeno no organismo, quando aplicada hiperdiluida. E, pode ainda atuar como preenchedor, quando utilizada sem diluição, resultando em uma volumização na região aplicada. Em alguns casos, pode até substituir o ácido hialurônico, substância mais indicada para tratamento de preenchimento facial, por exemplo. Esse bioestimulador também se mantém produzindo colágeno por, em média, 2 anos.

Poli-caprolactona – Ellansé®

Este bioestimulador, entre os citados, é o que mais preenche. Inclusive, estima-se que ele preencha até 30% mais do que o próprio ácido hialurônico, podendo ser utilizado em locais que se tenha a pretensão de recuperar o volume perdido. Além disso, o Ellansé® tem a vantagem poder estimular o colágeno pelo dobro de tempo que os outros – ele possui versões que podem durar 2, 3 ou 4 anos, o que varia de acordo com o protocolo utilizado.

Quantas sessões são necessárias para obter resultados?

Normalmente, a aparência da pele melhora já na primeira sessão com bioestimuladores de colágeno. Na medida em que o colágeno é produzido, mais perceptíveis são os resultados. A melhor parte é que o que o seu corpo produz com o tratamento fica ativo por até 2 anos.

A quantidade de sessões varia de acordo com a sua idade, o aspecto da pele e o grau de flacidez. Especialistas recomendam uma aplicação por década de vida de idade. Por exemplo: se você tem 30 anos, sugere-se 3 aplicações. Se tem 40, terá melhores resultados com 4 sessões.

Quais são os resultados do tratamento com bioestimuladores?

Os primeiros resultados começam a aparecer 30 dias após a aplicação, tendo seu ápice em 90 dias – e os resultados perduram por até 2 anos. A firmeza é um dos principais resultados do uso de bioestimuladores de colágeno. Mas não é só isso! Outros excelentes resultados e benefícios também são obtidos com esse tratamento, como restauração de contornos; naturalidade; efeito de preenchimento. Vale lembrar que o visual da pele fica natural, você não tem que se preocupar com feridas, machucados, manchas ou qualquer outra alteração superficial que comprometa sua aparência.

Outros tratamentos para estimulação de colágeno

Fios de PDO

Procedimento utilizado para suspensão dos tecidos da face. É realizado com fios biocompatíveis, absorvíveis que estimulam a atividade das fibras elásticas e dos fibroblastos (células indutoras de colágeno).

Ultraformer III

Ultraformer III combina o ultrassom micro e macrofocado, ou seja, atua desde as camadas mais profundas até as mais superficiais da pele, promovendo um efeito lifting sem cortes, tratando a flacidez facial. O aparelho dispõe de várias ponteiras, cada uma específica para um local e objetivo. O ultrassom alcança as camadas de gordura e os locais onde a pele é mais espessa, tratando a flacidez e promovendo a quebra das células de gordura.

Ultrassom Microfocado

Atua a partir da emissão de ultrassom focado profundo na pele, sobre o tecido fibrótico localizado acima do músculo que confere sustentação cutânea. Após a aplicação, ocorre formação de pequenos coágulos devido ao dano térmico significativo causado pelo ultrassom. Isso faz com que ocorra retração deste tecido e estímulo contínuo da produção de colágeno, gerando efeito “lifting”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Spaço Ama (@spacoama)

Acabe com os sinais do envelhecimento facial com as promos do Mais Bonita por Menos!

O Mais Bonita, sua plataforma online de descontos em serviços de beleza e autoestima, oferece todos os tratamentos citados neste artigo. E muitos outros, claro! Somos especialistas em renovar sua autoestima através de promoções incríveis, com valores e condições de pagamento únicos.

Gostou da informação? No Blog Mais Bonita você encontra mais artigos sobre assuntos referentes a tratamentos estéticos em geral.

No Comments

    Leave a Reply