Ao longo da vida a nossa pele se modifica. Ela naturalmente perde o viço e a sua textura muda, deixando as rugas mais evidentes, assim como as marquinhas de expressão. Ocorre também a perda de volume facial, dando aquele aspecto de derretimento. O bigode chinês, também conhecido como sulco nasolabial, é a ruga que começa na lateral do nariz e desce até a extremidade da boca, formando um “sulco”, muitas vezes, profundo e bem evidente. É uma das principais rugas que aparecem quando a nossa produção de colágeno começa a diminuir, ali por volta dos 25 anos.
A boa notícia é que existe tratamento para o bigode chinês e você não precisa permanecer com a cara de buldogue, se você não quiser. É justamente sobre isso que vamos falar.
Quais são as causas do bigode chinês?
O bigode chinês é o resultado da queda dos coxins de gordura profunda da face, que deslizam para o terço inferior devido a diminuição da produção de colágeno e elastina da pele do rosto, que começa por volta dos 25 anos e, com ela, vem também a perda de elasticidade, hidratação e firmeza da pele. Como resultado, começam a aparecer as linhas de expressão e rugas, como o bigode chinês. Agregado a isso temos, com o passar dos anos, a reabsorção óssea, que irá promover um afundamento da região, evidenciando ainda mais o bigode chinês.
Mas, além do processo natural de envelhecimento da pele, outros fatores contribuem para o aparecimento ou piora do bigode chinês. Como:
- Predisposição genética, como falta de estrutura óssea e flacidez da pele;
- Sleep lines, as chamadas rugas do sono;
- Falta de cuidados com a pele;
- Ausência de protetor solar, que provoca o fotoenvelhecimento;
- Má alimentação, principalmente com excesso de açúcar, que trás como consequência uma pele glicada e com aspecto de envelhecida;
- Emagrecimento rápido, que causa flacidez da pele;
- Hábito de fumar.
Afinal, não é nenhum segredo que os nossos hábitos de vida definem as nossas condições de saúde. E nossa aparência.
Tem como prevenir o surgimento do bigode chinês?
Como vimos acima, o bigode chinês pode surgir ou agravar não só pelo envelhecimento natural da pele, mas também pelos hábitos diários. Porém, é verdade que não tem como barrar o envelhecimento, mas existem formas de prevenir ou, pelo menos, não deixar piorar a situação.
Os cuidados de dentro para fora, podemos citar:
- Hidratação (beba, no mínimo, dois litros de água por dia);
- Alimentação equilibrada rica em vitaminas C e A, enxofre, lisina, ômega 3 e licopeno;
- Os cuidados especiais com a pele também merecem atenção. Não é à toa que o termo “skincare” tem se popularizado bastante nos últimos tempos. Para ajudar na prevenção não só do bigode chinês, mas de outras rugas: invista na limpeza, hidratação e tratamento da sua pele diariamente.
Mas se a ruga já existe, o que devo fazer?
Atualmente, já se sabe que a estratégia de ficar preenchendo a região de bigode chinês não é mais uma abordagem válida, visto que a ruga é apenas uma consequência de um problema maior. Ou seja, o bigode chinês é consequência das quedas dos coxins de gordura do terço médio e da diminuição do colágeno e elastina da pele. Ficar preenchendo a região vai apenas trazer volume para um local que não precisa.
Ver esta publicação no Instagram
Então qual tratamento devo fazer para acabar com meu bigode chinês?
Se você já se incomoda com o bigode chinês e busca melhorar a aparência dessa ruga temos um TOP 3 procedimentos que irão te ajudar:
- Preenchimento da região malar: também conhecida como maçãs do rosto o preenchimento da região malar vai reestruturar o terço médio, devolvendo volume onde foi perdido e promovendo um lifting facial;
Ver esta publicação no Instagram
- Bioestimuladores de colágeno: vão devolver espessura de pele, estimulando a produção natural de colágeno no organismo. Com isso, terão um efeito de retração do tecido, promovendo um efeito lifting;
Ver esta publicação no Instagram
- Fios de PDO espiculados: com suas garrinhas vão promover tração do tecido e estimular o colágeno da pele.
Ver esta publicação no Instagram
O tratamento pode ser feito individual ou associado com outros, dependendo de cada caso. Pode ser necessário preencher a região de bigode chinês depois do tratamento para disfarçar a ruga estática que permanece na região. Outra opção é a aplicação de Fios de PDO parafuso para “preencher” a região da ruga, estimular colágeno e melhorar a marquinha na pele.
Ver esta publicação no Instagram
Outros procedimentos estéticos que, associados, ajudam no tratamento da pele
Existem diversos outros tratamentos que podem ser usados em conjunto para melhores resultados, não só para o bigode chinês, como para outras rugas faciais.
- Botox: o botox é, de longe, um dos procedimentos mais cobiçados. Muito pelo seu ótimo custo-benefício que dá resultados extremamente satisfatórios.
- Carboxiterapia: método que utiliza gás carbônico nas camadas mais profundas do rosto para estimular a produção de colágeno.
- Mesoterapia facial: microinjeções com polivitamínicos que ajudam a hidratar profundamente a pele.
- Full Face: técnicas conjuntas de harmonização orofacial pensadas de acordo com a necessidade de cada paciente.
O processo de envelhecimento é algo natural, constante e ininterrupto ao longo da vida. Mas você pode escolher como quer envelhecer.
Todos esses tratamentos e muito mais você encontra no Mais Bonita por Menos. Clique aqui para ver nossas promos.
Quer saber mais sobre o assunto ou tirar dúvidas sobre esse e outros tratamentos da área da beleza? Então, fique à vontade para entrar em contato! A nossa equipe está sempre à disposição para bater um papo e responder às suas principais perguntas. Aguardamos a sua mensagem!
No Comments