Mais recentes Rosto

Bioestimuladores de colágeno: tudo que você precisa saber

16/03/2021

Não tem jeito! Nosso processo de envelhecimento começa aos 25 anos. Nessa idade, a renovação de nossas células fica mais lenta. Assim como a produção de colágeno, substância importante para a elasticidade da pele. Vale ressaltar que essas manifestações são cumulativas, ou seja, demoram um pouquinho para aparecer. Por volta dos 30 anos, é possível perceber alguns efeitos e, aos 40, eles se intensificam ainda mais. Para evitar consequências mais sérias na estética e garantir o rejuvenescimento, os bioestimuladores de colágeno são excelentes recursos pois oferecem ótimos resultados com pouco risco.

Que tal saber um pouco mais sobre o que eles fazem e seus benefícios no organismo? Continue a leitura e explore o assunto!

O que são bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetadas diretamente na pele. Elas têm como principal objetivo induzir a produção de colágeno, de modo a aumentar a firmeza e a sustentação da derme, retardando assim o processo de envelhecimento.

Existem várias composições liberadas para uso seguro, que devem ser aplicadas por um profissional. Seus fins são exclusivamente estéticos e são utilizadas desde 1999, na Europa e nos Estados Unidos principalmente.

As substâncias que mais demonstram eficácia são o ácido poli-L-láctico e a hidroxiapatita cálcica. Portanto, vale procurar por marcas de bioestimuladores que apresentem estes ingredientes. O que não invalida composições diferenciadas, é claro.

Como eles funcionam?

A aplicação dos bioestimuladores de colágeno é muito semelhante com a de Botox. Tudo é realizado com a ajuda de seringas, inseridas na parte do corpo que será tratada. Cerca de 30 a 60 minutos antes, em geral, é aplicado anestésico tópico para aliviar o desconforto. Algumas marcas possuem anestético na composição.

A substância é biocompatível, reabsorvível e não afeta o sistema imunológico. Isso significa que você não sofreará qualquer tipo de reação alérgica e nem colocará a sua saúde em risco, desde que você conte com uma composição confiável e com o auxílio de um profissional, todo o procedimento será bastante tranquilo. O que permite que você, inclusive, faça as reaplicações com segurança.

Quantas sessões são necessárias para obter resultados?

Normalmente, a aparência da pele melhora já na primeira sessão com bioestimuladores de colágeno. Na medida em que o colágeno é produzido, mais perceptíveis são os resultados. A melhor parte é que o que o seu corpo produz com o tratamento fica ativo por até 2 anos.

Vale lembrar que o visual da pele fica natural, você não tem que se preocupar com feridas, machucados, manchas ou qualquer outra alteração superficial que comprometa sua aparência.

A quantidade de sessões varia de acordo com a sua idade e o aspecto de sua pele no momento. Especialistas recomendam uma aplicação por década de vida de idade. Por exemplo: se você tem 30 anos, sugere-se 3 aplicações. Se tem 40, terá melhores resultados com 4 sessões. É um tratamento que requer cuidado inclusive para que a flacidez não retorne, então conciliá-lo com o uso de outros cremes e produtos indicados para você é ideal.

Onde o bioestimulador pode ser aplicado?

O bioestimulador de colágeno é usado para corrigir o volume de áreas da pele consideradas comprimidas e flácidas. Como, por exemplo, rugas, sulcos e cicatrizes. Quando a substância é aplicada na face, em geral restaura o viço, o brilho e os contornos da pele.

Além disso, as aplicações podem ser feitas em outras regiões específicas do corpo. Cada qual com um resultado diferente:

  • braços: reduz a flacidez e o enrugamento que tanto incomodam na hora de dar tchau;
  • abdômen: deixa a pele mais firme, e é recomendado para casos de pós-operatório ou pós-parto;
  • coxas: previne a flacidez da parte interna e garante mais firmeza e contorno;
  • glúteos: diminui a flacidez, retira o aspecto forte da celulite e corrige desníveis na pele.

Neste momento, é importante ressaltar que os resultados demoram até 3 meses para ficarem nítidos. O pico de ação do tratamento varia entre 6 e 9 meses após a primeira aplicação.

Quais são os resultados do tratamento com bioestimuladores?

A firmeza é um dos principais resultados do uso de bioestimuladores de colágeno. Mas não é só isso! Outros excelentes resultados e benefícios também são obtidos com esse tratamento. Abaixo estão os principais.

Restauração de contornos

Muito se fala sobre a restauração dos contornos da pele, isso quer dizer que aqueles contornos do rosto, das pernas, dos glúteos e do rosto, tão visíveis quando somos jovens voltam a aparecer.

Isso porque a pele se restaura, recuperando o viço afetado com o envelhecimento. Com a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, é possível intensificar ainda mais o resultado das aplicações.

Naturalidade

Nada de associar o resultado de bioestimuladores de colágeno com aquela pele toda esticada e artificial que muitas vezes é fruto de preenchimento e/ou botox com exagero. Embora seja um procedimento estético que requer o uso de agulhas, o resultado é bastante natural.

Afinal, a intenção não é exatamente eliminar os sinais. Eles fazem parte do ciclo natural de nosso organismo. A proposta é apenas trazer mais suavidade para o processo de envelhecimento e, principalmente, mais saúde para a pele.

Efeito de preenchimento

Uma das coisas que mais incomodam, em especial no rosto e nas mãos, são os sulcos. Aquelas entradas longas, que evidenciam ainda mais o formato das rugas. O uso de um bom bioestimulador faz com que essas lacunas na pele sejam devidamente amenizadas.

Dessa maneira, você fica até mesmo com um aspecto mais saudável, que reflete em sua jovialidade. O efeito se deve justamente ao inchaço leve produzido pelo estímulo à produção de colágeno. Por isso, é importante prosseguir nas aplicações e outros cuidados coadjuvantes, para não dar margem para os sulcos retornarem.

Correção de cicatrizes

Sim, é possível corrigir cicatrizes com a aplicação de bioestimulador de colágeno. Ainda que elas sejam resultado de algum trauma na pele, o estímulo ao colágeno pode torná-las mais lisas e retirar aquela sensação de “relevo” que a cicatriz geralmente tem.

Além disso, é possível suavizar também as extremidades mais repuxadas dessas marcas. Elas ficam praticamente imperceptíveis. Um resultado excelente para quem deseja disfarçar esse incômodo em partes do corpo em que elas ficam mais à mostra.

Quais são as marcas mais procuradas de bioestimuladores de colágeno?

Agora, é importante que você conheça as marcas mais famosas de bioestimuladores de colágeno. Assim, pode procurar pelo que há de melhor no mercado para assegurar resultados rápidos e satisfatórios. Acompanhe!

Radiesse

O Radiesse é uma substância repleta de microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Elas têm como função preencher e bioestimular a pele, associando o benefício do aumento de colágeno com um leve volume da região.

É de aplicação mais comum na face, mas também pode ser usada no abdômen, nos glúteos, nas coxas e até mesmo nas mãos. Você pode aplicar Radiesse em 2 ou 3 sessões, de acordo com sua necessidade.

O intervalo entre elas é de 45 a 60 dias, e sua duração chega a 24 meses. Após 3 semanas, é possível notar mudanças na elasticidade da pele.

Sculptra

O Sculptra é desenvolvido com o ácido poli-L-lático e traz os melhores efeitos para a pele. Ele atua de dentro para fora, de forma a levar rigidez para a pele. Em contraponto, suaviza os sinais de envelhecimento.

O efeito da substância é um leve inchaço, que indica que a produção de colágeno está ativa. portanto, não se assuste caso isso ocorra. Os resultados também tem a duração de até 24 meses, com melhorias graduais conforme as aplicações que podem ser feitas em até 3 – 4 sessões. Ele auxilia mesmo que a situação da pele seja um pouco mais grave, devido à sua grande eficiência.

Ellansé

O Ellansé é uma nova linha de preenchedores cutâneos. Autorizado no mercado brasileiro em 2018, tem apresentado respostas bastante positivas nos tratamentos.

Sua composição é à base de água e microesferas de policaprolactona. É aplicado com mais frequência no rosto, para tratar maçãs, queixo, têmporas, bigode chinês, mandíbula e outros sulcos faciais.

A aplicação do composto leva cerca de 30 minutos. E cada composto tem a duração variada, sendo o mais simples 1 ano e o mais complexo, 4 anos.

Boa parte dos pacientes notam mais firmeza na pele e uma textura diferenciada logo após o procedimento. Mas conforme o passar do tempo, a melhora fica ainda mais visível.

Fios de PDO

Os fios de PDO, ou fios de sustentação, visam recuperar o tecido facial. Eles são feitos de ácido polilático e contam com dois tipos de ação diferentes.

Primeiro, o lifting imediato. Segundo, a estimulação de colágeno a longo prazo. Portanto, se você busca um tratamento mais urgente, essa aplicação pode ser a melhor opção.

Os fios são absorvidos pela pele ao longo do tempo, sem danos. Os resultados duram até dois anos, com resultados imediatos e melhora gradual depois de aproximadamente 3 meses, quando o colágeno começa a ser produzido.

A definição do produto a ser usado para seu caso deve ser feita juntamente ao profissional que realizará o procedimento. Assim, você tem a certeza de que suas expectativas serão atendidas, além de utilizar sempre o que há de melhor e mais seguro.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre os bioestimuladores de colágeno? Com tantos benefícios, quem sabe você não começa a pensar em iniciar seu tratamento o quanto antes? Os cuidados certos e a disciplina nas aplicações farão com que sua pele permaneça sempre jovem e linda, como você merece!

Nós podemos ajudar você nessa tarefa. Veja aqui todas as opções de tratamentos faciais e harmonização para conhecer as possibilidades para realizar a sua primeira sessão.

No Comments

    Leave a Reply